MPSC aciona Corregedoria da PM sobre caso envolvendo pessoas em situação de rua em Itajaí
Na madrugada desta terça (31), cerca de 40 pessoas em situação de rua teriam sido agredidas e “retiradas” de Itajaí por policiais militares
• Atualizado
O caso envolvendo a Polícia Militar e pessoas em situação de rua em Itajaí está no Ministério Público de Santa Catariana (MPSC). A 1ª Promotoria de Justiça de Itajaí, responsável pela Área do Controle Externo da Atividade Policial e o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância do MPSC (NECRIM) estão acionando a Corregedoria-Geral da Polícia Militar.
A 1ª Promotoria de Justiça de Itajaí está analisando a situação, e o Núcleo de Enfrentamento aos Crimes de Racismo e Intolerância (NECRIM) está acompanhando e prestando auxílio às Promotorias de Justiça competentes para possíveis medidas de caráter preventivo.
Os Promotores de Justiça Alexandre Piazza e Rodrigo Millen Carlin, da 5ª e da 42ª Promotorias de Justiça da Comarca da Capital, respectivamente, não receberam nenhuma representação até o momento, mas estão oficiando a Corregedoria-Geral da Polícia Militar requerendo informações acerca dos procedimentos instaurados para apurar o ocorrido.
A coordenação do NECRIM já entrou em contato com as Promotorias de Justiça do controle externo de Itajaí e da dá área militar da Capital para prestar qualquer auxílio relacionado ao acompanhamento de medidas e procedimentos voltados ao esclarecimento da autoria do caso e de possíveis medidas de caráter preventivo.
Entenda o caso:
Na madrugada desta terça (31), cerca de 40 pessoas em situação de rua teriam sido agredidas e “retiradas” de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, pela Polícia Militar. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram as pessoas caminhando pela BR-101, sendo escoltadas por pelo menos sete carros da PM, em direção a Balneário Camboriú.
Segundo informações preliminares, o grupo teria dormido às margens da rodovia, no Km 127, entre Itajaí e Balneário Camboriú. No vídeo é possível ver também algumas dessas pessoas empurrando carrinhos de reciclagem. Por nota, o 1º Batalhão de Polícia Militar informou que não se tratava de uma operação da guarnição e que o fato está sendo apurado. Confira a mensagem na íntegra:
Sobre a informação de que pessoas em situação de rua foram retiradas da cidade de Itajaí sendo conduzidas até a BR 101, o 1º Batalhão de Polícia Militar esclarece que:
Nesta manhã, o caso chegou até a Secretaria de Assistência Social de Balneário Camboriú. Em um vídeo, a secretária, Cristina Barichello, relatou que sua equipe foi até o local para averiguar a situação.
- Não se tratava de uma operação policial institucional e integrante de planejamento prévio, tendo sido feita à revelia e sem conhecimento de do Comando do Batalhão;
- As operações pela Polícia Militar que tem como foco as pessoas em situação de rua são realizadas em conjunto com outros órgãos, em especial a Assistência Social, a fim de assegurar as garantias fundamentais e dar o correto encaminhamento dentro do rol de direitos que estas pessoas possuem;
- Por fim, ressaltamos que este fato será apurado mediante IPM (Inquérito Policial Militar), para saber os motivos em que tal situação ocorreu; bem como, após a conclusão das devidas investigações, os responsáveis possam ser identificados e devidamente responder perante a legislação vigente a cerca de seus atos.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO