Motorista que invadiu casa e matou casal de idosos após crise convulsiva é condenado em SC
Ele já havia sofrido outras três crises semelhantes enquanto conduzia veículos, mas omitiu a informação
• Atualizado
Em Xanxerê, o motorista Valdecir Graebim, que invadiu a casa de um casal de idosos após sofrer uma crise convulsiva ao volante, foi condenado a oito anos e dois meses de prisão em regime inicial fechado. O acidente ocorreu no início da noite de 30 de setembro de 2019, e resultou na morte de um casal de idosos, de 80 e 81 anos, atingidos dentro de casa pelo carro desgovernado.
Leia Mais
Condenação
Além da pena, o responsável pela morte de Tranquilo Antonio Menegotto e Plácida de Martíni Menegotto foi condenado a pagar R$ 200 mil em indenização à família das vítimas. Durante o julgamento, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), representado pelo Promotor de Justiça Marcos Schlickmann Alberton, defendeu que o caso se enquadra em homicídio com dolo eventual.
Segundo o promotor, mesmo sem intenção direta de matar, Graebim assumiu o risco ao continuar dirigindo, ciente de sua condição de saúde e do risco de perder a consciência. Ele já havia sofrido outras três crises semelhantes enquanto conduzia veículos, mas optou por omitir a informação ao renovar sua Carteira Nacional de Habilitação.
O Conselho de Sentença, formado por jurados, acolheu integralmente a tese do Ministério Público, reconhecendo que o motorista assumiu os riscos ao ignorar sua condição de saúde. A pena, determinada pelo Tribunal do Júri da Comarca de Xanxerê, terá cumprimento imediato, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal para casos de condenação em Tribunal do Júri, ainda que passível de recurso.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO