Segurança Compartilhar
IMPRUDÊNCIA

Motociclista deitado no banco a 111km/h é flagrado por radar

Ao todo, 15 equipamentos de controle de velocidade estão instalados em Joinville

• Atualizado

Patryck Cachoeira

Por Patryck Cachoeira

Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville
Foto: divulgação/Prefeitura de Joinville

Um motociclista foi flagrado dirigindo deitado no banco a 111km/h em Joinville. Em quase dois meses de funcionamento, os equipamentos de controle de velocidade instalados nas principais ruas da cidade já fizeram registros de imprudência e desrespeito à sinalização de trânsito, que podem resultar em graves acidentes. Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), divulgou os flagrantes nesta segunda-feira (28).

Em outro caso na Av. Santos Dumont, no dia 14 de agosto, por exemplo, o equipamento flagrou um motociclista a 184 km/h.

Motociclista a 184KM/H na avenida Santos Dumont

“Esses equipamentos estão entre as iniciativas utilizadas para evitar que os condutores excedam a velocidade máxima permitida nas vias. Respeitar o limite de velocidade é uma maneira de salvar vidas”, reforça o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

No dia 4 de agosto, foram flagrados pelo menos outros cinco motociclistas com velocidade acima de 100 km/h. Eles trafegavam a 111, 126, 127, 130 e 137 km/h. Um deles, ainda aparece deitado em cima da moto, posição perigosa e proibida para pilotar. Na Av. Santos Dumont, local do flagrantes, a velocidade máxima é de 60 km/h, de acordo com o Detrans.

Em outro caso, no dia 6 deste mês, a moto estava a 171 km/h. E no dia 15 de agosto, um motociclista que estava acima da velocidade permitida, trafegando a 111 km/h, ao passar pelo equipamento, tentou colocar a mão na placa da moto, possivelmente para dificultar sua identificação.

Motocicleta conduzida a 171 km/h

Carros também se arriscam

Mas não são só os motociclistas que acabam infringindo a legislação. No dia 6 de agosto, um veículo foi flagrado a 156 km/h e no dia 18 de agosto, um carro a 137 km/h.

Na rua Max Colin, onde a velocidade máxima também é de 60 km/h e há comércios com grande circulação de pessoas, um veículo foi flagrado a 121 km. Já na Av. Marcos Wehmuth, outros flagrantes de imprudência. Um carro a 127 e outro a 122 km/h, nos dias 4 e 13 de agosto.

“Flagrantes como esses se repetem diariamente em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, ocorrem justamente em locais onde já temos histórico de acidentes de trânsito”, explica Rigo.

Motocicleta conduzida a 130 km/h

Estudo técnico para definir locais de instalação

Atualmente, 15 equipamentos de controle de velocidade estão instalados e em operação em Joinville. Os pontos escolhidos para receber os radares passaram por análises técnicas e levam em consideração a quantidade de acidentes.

De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, o número de acidentes de trânsito com vítimas cresceu nos últimos anos. Em 2019 foram 3.593 acidentes. Em 2021, quando encerrou o contrato para fiscalização automática, foram 3.864 acidentes e, no ano passado, 3.913.

“Nós reforçamos que todos os condutores devem estar atentos à sinalização e principalmente, respeitar o limite de velocidade, a faixa de pedestre e os semáforos. Se colocar no lugar do outro, ter empatia pelas pessoas que também usam as vias, é respeitar a vida”, reforça o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo.

Assista a reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.