Morre bebê de oito meses vítima de meningite no Alto Vale do Itajaí
Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul
• Atualizado
Faleceu nesta terça-feira (17), um bebê de oito meses vítima de meningite bacteriana não especificada. Ele estava internado na UTI do Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com o quadro de pneumonia e meningite desde o início deste mês. A família da criança é de Mirim Doce.
A morte foi confirmada pela Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC). Nas redes sociais a mãe do menino relatou o sofrimento pelo quadro do filho e pediu orações aos conhecidos. Entes próximos da família também utilizaram as redes para se despedir da criança, “Deus deixou você por 8 meses com a família trouxe muita alegria, agora vai deixar muita saudade”, comentou uma das familiares.
De acordo com uma nota de falecimento divulgada, ele foi velado nesta quarta-feira (18), às 10h, na Capela Mortuária de Mirim Doce. Ele foi enterrado no Cemitério Municipal.
Meningite
De acordo com a DIVE, a meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Desse modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas (as quais podem ser graves) no inverno e das virais no verão.
Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas vermelhas ou roxas, pequenas ou grandes, na pele, podem indicar doença mais grave (meningococcemia). Mudanças de comportamento como confusão, sonolência e dificuldade para acordar podem, também, ser sintomas importantes. Em recém-nascidos e lactentes, os únicos sinais e sintomas de meningite podem ser febre, irritação, cansaço e falta de apetite.
Sempre que alguém apresentar ou observar esses sinais e sintomas, deve procurar imediatamente assistência médica, para assegurar-se do diagnóstico e iniciar o tratamento o mais precocemente possível.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO