Segurança Compartilhar
Tragédia no mar

VÍDEO: Veja o resgate dos tripulantes que naufragaram no Litoral de SC

Vídeo mostra momento que os tripulantes são resgatados

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem: Thiago Luiz da Costa / Cecido por @santacatarinaemfotosbr
Imagem: Thiago Luiz da Costa / Cecido por @santacatarinaemfotosbr

Um vídeo mostra o momento que os cinco tripulantes que sofreram o naufrágio com o barco Safadi Seif, na noite de sexta-feira (16), no Litoral Sul de Santa Catarina, são salvos pela equipe do rebocador Thir Frigg, na noite de sábado (17).

O rebocador Thor Frigg avistou os pescadores boiando na balsa, às 22h. Outra aeronave decolou do Rio de Janeiro, na noite de sábado, para sobrevoar a região após a informação de que uma boia havia sido avistada. As buscas feitas pela aeronave seguiram até as 4h da manhã deste domingo (18), mas vestígios não foram encontrados.

Eles foram identificados como: Domingos Pereira do Rosário, Zoel Teixeira Barros, Djalma dos Santos Silva, Mário Gomes Soares e Luiz Carlos Messias da Silva. A informação foi confirmada pelo colunista e apresentador Clayton Ramos, que conversou com o proprietário da embarcação. O resgate teria acontecido por meio do rebocador Thor Frigg, que os encontrou acenando na balsa.

“Há esperança”: Marinha detalha buscas por desaparecidos em naufrágio

Foto: Paulo Henrique / SCC SBT

Novos detalhes sobre as buscas aos três tripulantes do barco de pesca que naufragou próximo da Ilha dos Corais, em Garopaba, no Sul de Catarinense, foram divulgados pela Marinha do Brasil em coletiva de imprensa às 11h30, na manhã deste domingo (18), na Capitania dos Portos de Santa Catarina, em Florianópolis.

O almirante Sílvio Luís dos Santos explicou que além da balsa utilizada pelos cinco sobreviventes resgatados, havia um bote e outros coletes salva-vidas na embarcação. Os três tripulantes que seguem desaparecidos podem ter sobrevivido se encontraram o bote ou se estavam com os coletes no momento que a embarcação naufragou. Entretanto, o almirante é enfático em afirmar que, por mais que haja esperanças, não é possível, até o momento, afirmar que os desaparecidos tenham encontrado o bote.

“Nós temos conhecimento que existia uma balsa e um bote, então há esperança, mas não podemos conjecturar”, disse em resposta ao repórter Paulo Herique, do SCC SBT.

Sobreviventes estão abalados

Os cinco tripulantes resgatados com vida em uma balsa após naufragarem no Litoral Sul de Santa Catarina foram encontrados abalados. O grupo sofreu alguns cortes durante o acidente.

“Os tripulantes estão em terra, são cinco de oito, eles se encontram um pouco abalados, fizemos alguns questionamentos, não fomos a fundo respeitando a condição física de cada um”, disse o almirante Sílvio Luís dos Santos.

Motivo do naufrágio segue em investigação

De acordo com a Marinha do Brasil, os tripulantes enfrentaram condições adversas no mar, que podem ter provocado o naufrágio. “A informação que temos é que pegaram ondas bastante altas e ventos muito fortes, em condições marginais para navegação do mar.

“Efetivamente não sabemos o que ocorreu para a embarcação naufragar”, aponta o almirante.

As buscas pelos três tripulantes desaparecidos segue em andamento. “Nós já estamos arrecadando informações e tomando esforços para encontrar os sobreviventes e ainda que estão desaparecidos”, detalha.

Foto: Paulo Henrique / SCC SBT

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira decolou de Canoas, no Rio Grande do Sul, e veio até a região das buscas, mas não encontrou vestígios, assim as buscas pela água continuaram.

Buscas aéreas seguem até o final de domingo

Conforme o almirante Sílvio Luís dos Santos, uma nova aeronave foi enviada pema Força Aérea e está fazendo buscas. O caça partiu na manhã deste domingo (18), às 7h50, e deve seguir em buscas até o final do dia. A operação pode durar até 16 horas, tempo estimado de autonomia da aeronave. A Marinha identificou as coordenadas da região de onde correu o acidente, assim as buscas estão concentradas neste ponto.

“Não vamos cessar as buscas enquanto não tivermos informações fidedignas do que aconteceu. Temos esperança de encontrá-los vivos”, destacou o almirante.

Ciclone extratropical influenciou em condições do mar

A Marinha emitiu alerta de tempo na quinta-feita (15). O almirante destaca que era de conhecimento que o ciclone extratropical estava influenciado em condições adversas no mar. frequentemente e emitiu alerta, um dia antes já se sabia que haveria um ciclone, então era conhecido.

Confira a coletiva sobre o barco que naufragou em Santa Catarina

Sobre o naufrágio

A embarcação Safadi Seif naufragou na noite de sexta-feira (16), na Ilha dos Corais, em Garopaba, Sul de SC. Conforme a Capitania dos Portos, os trabalhos de buscas pelos oito tripulantes foram iniciados por volta 21h40min de sexta. Nesse sábado, foram usados nos trabalhos um helicóptero e uma embarcação dos bombeiros, um Navio-Patrulha da Marinha, além de contar com apoio da Força Aérea Brasileira.

Segundo os bombeiros, os dados comunicados pela embarcação foram: uma automática do Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) e outra informando para onde pretendiam se deslocar para pescar. Nesta noite de sábado, cinco dos tripulantes foram encontrados, três seguem desaparecidos.

Capitania dos Portos irá investigar o acidente

Em nota, a Marinha informou que a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) irá instaurar um inquérito administrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis pelo naufrágio.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.