Segurança Compartilhar
SALVAMENTOS

Mais de mil pessoas são salvas de afogamentos no litoral de SC

Em relação a temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/CBMSC
Foto: Divulgação/CBMSC

Com base nos dados do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foram realizados resgates de 1.097 pessoas em situações de risco, destacando-se arrastamentos em correntes de retorno e afogamentos no litoral catarinense. Os registros são contabilizados desde o início da temporada da Operação Veraneio 2023/2024, no último 16 de dezembro.

Bandeiras e sinalizações

Com foco na prevenção, o CBMSC implementa medidas claras para orientar os cidadãos. Bandeiras retangulares nos postos guarda-vidas assumem papéis cruciais na informação sobre as condições do mar.

  • Vermelha: alto risco de afogamento
  • Amarela: médio risco
  • Verde: baixo risco
  • Lilás: sinaliza a presença de águas-vivas.
  • Bandeira triangular vermelha na faixa de areia: alerta para locais perigosos com corrente de retorno ou buracos.

Ações diárias de prevenção

Além disso, diariamente são realizadas ações de prevenção direta em todas as 155 praias, dos 35 municípios catarinenses que estão com postos ativos.

Em menos de um mês o CBMSC realizou, em todo estado, 4.757.516 ações de prevenção que envolvem a sinalização nos postos e na faixa de areia, as rondas na faixa de areia e em áreas de costões, abordagem e orientação de banhistas e até mesmo excursões que estejam chegando a praia para lazer.

Também ocorre a abordagem e orientação a banhistas que já estão na água e entrega de pulseirinhas de identificação a famílias que necessitem.

“Nossas equipes atuam diariamente com prevenção e, sempre que necessário, com salvamento, mas a principal orientação segue sendo que as pessoas procurem se banhar próximo dos postos guarda-vidas, pois além de ser mais seguro, torna o atendimento ainda mais eficaz”, afirma o comandante da 1° Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin de Souza.

Redução dos óbitos em área com serviço de guarda-vidas 

Dados do CBMSC apontam que, em relação a temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida.

Nesta temporada 2023/2024 foram três óbitos, enquanto na anterior foram registrados cinco. Em todo estado são 430 postos ativos em 155 praias de 35 municípios.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.