Líder do Hezbollah diz que ataque do Hamas foi “correto, sábio e justo”
Hassan Nasrallah, porém, negou qualquer envolvimento do grupo libanês na ofensiva no dia 7 de outubro: "100% palestina"
• Atualizado
O líder do grupo Hezbollah, Hassan Nasrallah, falou nesta sexta-feira (3) pela primeira vez sobre o atual conflito entre Israel e Hamas. O pronunciamento foi feito um dia depois de a organização extremista disparar foguetes contra o território de Israel, que respondeu atacando regiões fronteiriças do Líbano.
Segundo a rede britânica BBC, Nasrallah negou envolvimento do Hezbollah com a ofensiva do Hamas em 7 de outubro, que desencadearam o atual conflito na região. O líder do grupo chamou os ataques de “corretos, sábios e justos”, mas ressalvou que eles foram “100% palestinos”.
O Hezbollah é um dos grupos independentes mais bem armados do mundo. Além disso, a organização libanesa é financiada pelo Irã, adversário histórico dos Estados Unidos — os dois países sequer mantêm relações diplomáticas. A entrada do grupo no conflito entre Israel e Hamas provoca em todo o mundo o temor de uma escalada da guerra.
Eventuais ataques do Hezbollah também obrigam Israel a se defender e a promover ofensivas em outra parte do país. Enquanto os ataques do Hamas chegam no sul, vindos da Faixa de Gaza, os do grupo libanês atingem a parte norte, exatamente na fronteira com o Líbano — região que, até agora, não vinha sendo alvejada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO