Laudo revela causa de explosão em fábrica que deixou nove mortos
A investigação segue para apurar se houve alguma conduta dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a explosão
• Atualizado

O laudo que identificou as prováveis causas da explosão que matou nove pessoas na fábrica da Enaex, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, foi divulgado. A informação foi compartilhada pela Polícia Científica do Paraná (PCIPR), neste domingo (14).
Leia Mais
Segundo o documento, mesmo com a grande destruição, a baixa temperatura registrada no dia do acidente pode ter contribuído para o incidente. “O frio intenso teria favorecido a solidificação do pentolite (mistura de TNT e nitropenta), utilizado no carregamento dos busters que, ao colidir contra as bases dos agitadores, pode ter provocado a detonação”, descreveu.
O trabalho, segundo a Polícia Científica, foi realizado em duas frentes: uma, dedicada à identificação das vítimas e a outra, a análise da própria explosão, com recolhimento de vestígios espalhados pela área atingida.
A investigação segue para apurar se houve alguma conduta dolosa ou culposa que possa ter contribuído para a explosão. O inquérito para verificar todas as informações foi prorrogado por mais 30 dias.
Vídeos mostram funcionários orando momentos antes de explosão em fábrica
Vídeos compartilhados pelo Massa.com.br mostram funcionários orando pouco tempo antes da explosão. Após se reunirem na roda de oração, dois funcionários saíram do barracão segundos antes da tragédia.
⚫💥 Vídeos mostram funcionários orando momentos antes de explosão em fábrica
— SCC10 (@scc10oficial) August 20, 2025
📹 https://t.co/FUIDbfi4dG | Reprodução pic.twitter.com/86POAQ9sOe
A lista das vítimas da explosão na Enaex foi divulgada pela empresa. Os mortos são: Simeão Pires Machado, Camila de Almeida Pinheiro, Cleberson Arruda Correa, Eduardo Silveira de Paula, Francieli Gonçalves de Oliveira, Jéssica Aparecida Alves Pires, Márcio Nascimento de Andrade, Pablo Correa dos Santos e Roberto dos Santos Kuhnen.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO