Justiça determina retirada de índios da Gruta do Tigre, no Vale do Itajaí
Tribo indígena ocupava o local desde fevereiro deste ano
• Atualizado
No dia 13 de abril deste ano, conflitos entre moradores e indígenas na cidade de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí, gerou muita discussão. Isso porque índios da região ocupavam a Gruta do Tigre, local considerado patrimônio histórico e religioso do município, desde fevereiro.
Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Federal, em ação coordenada com Polícia Militar de Santa Catarina, atuou no cumprimento de decisão proferida pelo Juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de Rio do Sul, que determinou a reintegração de posse no Parque Municipal Gruta do Tigre.
Além da Prefeitura Municipal de Rio do Oeste, a ação de reintegração de posse também envolveu a FUNAI – Fundação Nacional do Índio, que é responsável pelo estudo de qualificação da reivindicação da comunidade no local e que auxilia na realocação dos indígenas. Segundo a tribo, a terra pertence a eles por ter ossos de seus antepassados. Desde a data, a tensão tem aumentado no município, com diversos casos de violência e hostilidade entre os moradores e os índios da região.
“A ação visou liberar o livre acesso ao Parque Gruta do Tigre, realocando alguns indígenas. A desocupação, que transcorreu de forma pacífica, foi marcada pelo diálogo entre as partes”, informou a PF.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO