Mundo Compartilhar
Justiça

Jovens são condenados por bullying contra adolescente gay na França

Tribunal julgou os 4 adolescentes culpados

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/Canva
Foto: Reprodução/Canva

Quatro adolescentes foram condenados na França por bullying contra um colega de escola gay que se suicidou, de acordo com decisão da Justiça francesa nesta segunda-feira (05). O caso chocou o país e trouxe à tona preocupações sobre o bullying escolar.

O adolescente chamado Lucas, de apenas 13 anos, tirou a própria vida em 7 de janeiro em Golbey, uma cidade no nordeste da França. Antes de cometer o suicídio, ele deixou uma nota na qual expressava sua vontade de acabar com a própria vida.

Os familiares de Lucas denunciaram que ele sofria assédio e que outros alunos de sua escola o intimidavam e proferiam insultos homofóbicos contra ele. Após investigação, um tribunal de menores em Épinal, também no nordeste do país, julgou quatro adolescentes culpados por assédio, porém, sem vincular diretamente o comportamento deles ao suicídio de Lucas.

Os condenados podem receber uma pena de até 18 meses de prisão, e a sentença será anunciada em 22 de janeiro de 2024. Caso o bullying fosse diretamente ligado ao suicídio, a pena poderia chegar a até cinco anos de prisão.

Apesar da condenação relativamente branda, a mãe de Lucas expressou alívio e afirmou que queria que seu filho fosse reconhecido como vítima de bullying. Ela destacou que essa é a luta dela agora.

Diante desse trágico episódio e de outros casos ocorridos neste ano, o governo francês manifestou a intenção de fortalecer o combate ao bullying escolar. Em 12 de maio, uma adolescente de 13 anos chamada Lindsay tirou a própria vida em Vendin-le-Vieil, no norte do país.

A Justiça acusou quatro menores de “bullying escolar que levou ao suicídio”. Além disso, no dia 29 de abril, um menino de 10 anos cometeu suicídio perto de Lyon, no sudeste da França, também em um contexto de bullying escolar, de acordo com seus pais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.