Segurança Compartilhar
Ameaça Virtual

Jovem que ameaçou youtuber Felca manipulava mandados de prisão e sistemas do governo

Cayo Lucas manipulava sistemas do Judiciário, da Receita Federal e de órgãos policiais

• Atualizado

Redação

Por Redação

Jovem que ameaçou youtuber Felca manipulava mandados de prisão e sistemas do governo – Imagem: reprodução/ metrópoles
Jovem que ameaçou youtuber Felca manipulava mandados de prisão e sistemas do governo – Imagem: reprodução/ metrópoles

Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, foi preso na manhã de segunda-feira (25) em Olinda, Pernambuco, por ameaçar de morte o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca. Segundo a Polícia Civil de São Paulo, Cayo é considerado um “membro proeminente” da organização criminosa chamada “Country”. As informações são do portal Metrópoles.

De um quarto em Olinda, usando os apelidos F4llen ou Lucifage, Cayo invadia, manipulava e fraudava sistemas de alta segurança, incluindo malotes digitais do Poder Judiciário, do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), da Receita Federal, além de sistemas das polícias civis de Pernambuco, Ceará e São Paulo.

Investigadores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de São Paulo cumpriram mandado de prisão temporária de cinco dias, expedido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Segundo a Corte, o conhecimento técnico do hacker “revela um grau de periculosidade e de desprezo pelas instituições estatais que transcende a criminalidade comum”.

Além de Cayo, um adolescente de 17 anos exercia papel de destaque na organização, que teria vitimado pelo menos 400 pessoas. A dupla também promovia comportamentos nocivos e ideologias extremistas, além de ameaçar vítimas e influenciadores.

Segundo a investigação, Cayo e o adolescente foram monitorados desde o segundo semestre do ano passado. Eles praticavam extorsão e cobravam valores de “clientes” para invadir sistemas oficiais, incluindo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A prisão de Cayo ocorreu após ele reagir à divulgação de denúncias sobre crimes online envolvendo exploração de menores, enviando ameaças via e-mail e WhatsApp ao youtuber Felca e a outros profissionais que participaram das denúncias.

Além das ameaças, a investigação apontou que Cayo tentou manipular o Banco Nacional de Mandados de Prisão para inserir um mandado de prisão contra Felca, usando o codinome F4llen.

A defesa de Cayo não foi localizada. O espaço segue aberto para manifestações.

Com informações de Metrópoles

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.