Segurança Compartilhar
saudação alemã

Jovem Pan demite comentarista após gesto nazista durante programa

O gesto foi durante um debate no programa de debates na Jovem Pan News, sobre o caso do youtuber Monark

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/ Reprodução
Foto: Reprodução/ Reprodução

O comentarista da Jovem Pan, Adrilles Jorge, foi demitido na manhã desta quarta-feira (09) após fazer um gesto com a mão direita, associado a saudação alemã ‘Sieg Heil’, que remete ao nazismo. A emissora confirmou o caso a reportagem do SBT News.

O gesto foi durante um debate no programa de debates na Jovem Pan News, sobre o caso do youtuber Monark, que defendeu a existência de um partido nazista no Brasil, durante entrevista no Flow Podcast com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tábata Amaral (PSB).

Durante seu comentário, Adrilles disse que o partido comunista teria matado mais pessoas que o nazismo e, durante o encerramento do programa, ele levantou a mão direita para se despedir, em alusão ao gesto praticado no nazismo na Alemanha. 

No vídeo ainda é possível ver o apresentador do programa William Travassos comentar, com a frase “surreal, Adrilles”.

Assista ao momento em que o comentarista fez a saudação considerada nazista

O vídeo viralizou e foi muito criticado pelos usuários nas redes sociais. Entidades ligadas ao judaísmo, como a Judeus pela Democracia se manifestaram nas redes sociais repudiando o ato.

Além disso, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu nota condenando o comentário de Adrilles Jorge, na Jovem Pan.

“A Conib (Confederação Israelita do Brasil) condena estarrecida o gesto repugnante de saudação nazista feito pelo apresentador Adrilles Jorge em programa da Jovem Pan. O nazismo propaga uma visão de mundo racista, antissemita e totalitária, que causou a morte de 6 milhões de judeus e minorias como homossexuais, negros, ciganos e outras, e detonou uma guerra mundial catastrófica para a humanidade. Episódios de apologia ao nazismo devem ser combatidos com todo o rigor da lei brasileira e repelidos pela sociedade como um todo. A Conib, em nome da comunidade judaica, agradece as manifestações de apoio diante desses fatos lamentáveis e agradece também a todos que vêm manifestando indignação e repulsa diante deles. A luta contra o racismo e o discurso de ódio deve ser uma luta de todos.”

Procurada pela reportagem do SBT News, a Jovem Pan confirmou o caso em um comunicado oficial e repudiou ‘qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias’. O apresentador se manifestou nas redes sociais e confirmou que foi demitido.

“Fui demitido da Jovem Pan. Por dar um tchau deturpado por canceladores (sic). Infelizmente a pressão de uma turba canceladora (sic) e sua sanha de sangue surtiram efeito. Agradeço a Jovem Pan pela oportunidade e a todos os amigos que lá conquistei e que em mim confiam e apoiam”, disse Jorge na publicação.

Leia a nota oficial da Jovem Pan sobre o caso:

“O Grupo Jovem Pan repudia qualquer manifestação em defesa do nazismo e suas ideias. Somos veementemente contra a perseguição a qualquer grupo por questões étnicas, religiosas, raciais ou sexuais. No exercício diário de informar e esclarecer a nossa audiência, prezamos pelo livre debate de ideias, mas não endossamos qualquer tipo de manifestação que leve ao discurso de ódio e reforce ideias que remetam a um episódio da nossa história que deve ser lembrado como símbolo de um erro da humanidade, que não deve jamais ser repetido. Nossos comentaristas tem independência para emitir opiniões respeitando os limites da lei. Opiniões essas, que não refletem posições do Grupo Jovem Pan”.

Além de ser poeta, escritor e jornalista, Adrilles Jorge era comentarista do programa Morning Show, na Jovem Pan e fazia participações em outros programas da emissora de rádio, assim como no canal Jovem Pan News. Em 2015, ele foi participante do reality show Big Brother Brasil, o BBB 15, na TV Globo.

Casos chocantes como esse, também são registrados em Santa Catarina, relembre:

Nikolai Nerling condenado por negar holocausto grava vídeo no Vale do Itajaí

Nikolai Nerling, videblogger conhecido na Alemanha por negar o holocausto, está em Santa Catarina e fez diversos vídeos em algumas cidades do estado. E um dos municípios escolhidos foi Pomerode, no Vale do Itajaí. No local, ele entrevistou moradores e removeu grafites com a frase “FCK NZS”, sigla que refere-se a “Foda-se Nazistas”.

Conforme informações, Nerling está no Brasil desde novembro de 2021, para conhecer as cidades brasileiras. Ele afirma que decidiu ficar no país por medo de ser preso na Alemanha.

Vídeo: alunos fazem saudação nazista em escola de Criciúma

Um vídeo divulgado em uma conta do Twitter, em agosto de 2021, tem causou repercussão no Sul de Santa Catarina. A imagem mostra alunos de uma escola particular de Criciúma fazendo uma saudação nazista dentro da sala de aula.

No vídeo que circula nas redes sociais é possível ouvir o sinal da escola enquanto os alunos de uma turma de nono ano permaneciam em sala. Com a chegada de uma pessoa na porta, os adolescentes levantam das cadeiras com os braços estendidos.

Objetos que referenciam o nazismo são apreendidos em SC

Em setembro de 2021, objetos referentes ao nazismo, inclusive um quadro em que Adolf Hitler aparece como figura central. Também foram encontrados moldes para fabricação de objetos ilícitos, como a águia sobre a cruz suástica e o busto de Adolf Hitler, em tamanho médio. A polícia também encontrou uma série de objetos para fabricação de munição para armas de fogo.

Os objetos foram apreendidos em cumprimento a um mandado de busca e apreensão na casa do principal suspeito, que está em viagem de férias para Portugal. O suspeito armazenou e fabricou os objetos em dois contêineres, que estavam em um terreno no bairro Mulde Central, em Timbó.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×