Jovem desaparece em SC e Polícia aciona Alerta Amber pela 1ª vez
O sistema só é acionado dentro de um prazo máximo de 72 horas do desaparecimento
• Atualizado
Pela primeira vez, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), por meio da Diretoria de Inteligência, acionou o Amber Alert Brasil, programa da Meta que emite alertas sobre crianças ou adolescentes desaparecidos, em situação iminente de lesão corporal grave ou morte. O sistema só é acionado dentro de um prazo máximo de 72 horas do desaparecimento.
De acordo com o Diretor de Inteligência da PCSC, delegado Gustavo Madeira, o alerta foi ativado para tentar localizar uma adolescente de 16 anos, desaparecida desde o sábado (15) em Joinville. A jovem é natural de Campo Largo, no Paraná, e estava na cidade catarinense visitando familiares.
O Amber Alert Brasil emite notificações nas redes sociais Instagram e Facebook para usuários localizados num raio de aproximadamente 160 km do último local onde a criança ou adolescente foi visto. A ferramenta amplia o alcance das buscas ao envolver a população na localização de desaparecidos.
Para a utilização do serviço, os casos são avaliados pelo Diretor de Inteligência da PCSC. Se os critérios forem atendidos, um ofício é enviado ao Ministério da Justiça, que solicita a inclusão do alerta junto à Meta.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO