Segurança Compartilhar
Estragos e alagamentos

Itajaí tem mais de 30 ocorrências registradas após chuvas intensas 

Em caso de emergência, órgão orienta a ligar nos telefones 199 ou 193 do Corpo de Bombeiros

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação
Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

A Defesa Civil de Itajaí registrou cerca de 30 ocorrências nos últimos dias devido aos altos volumes de chuva ocorridos em curto espaço de tempo. O acumulado nas últimas 24 horas foi superior a 50 milímetros na cidade.

Uma das principais ocorrências foi no bairro Fazenda, onde parte da rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, que dá acesso ao Morro da Cruz, apresentou risco de deslizamento. A área foi isolada e o trânsito mantido em meia pista. Também foram registrados deslizamentos de terra nos bairros Cabeçudas, Fazenda, Santa Regina e São Vicente.

Houve ainda ocorrências de alagamentos nos bairros: Cidade Nova, Cordeiros, Fazenda, São Judas, São Vicente, Murta e Praia Brava.

O órgão de segurança e proteção segue em estado de alerta e monitora as condições climáticas, possíveis inundações em áreas ribeirinhas e regiões mais baixas do munícipio com históricos de inundações. Entre elas: parte baixa de Cordeiros, Murta, Santa Regina, Imaruí/Barra do Rio, Cidade Nova, Dom Bosco e áreas rurais próximas às margens do rio Itajaí-Mirim. Com o solo encharcado, há também risco de deslizamentos em áreas de encosta do município.

Nível dos rios e previsão do tempo

A Defesa Civil informou que os níveis dos rios de Brusque e Blumenau aumentaram. A última atualização, das 17h, aponta 4,98m e 7,70m, respectivamente. Neste sábado (07), persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo.

No domingo (08), a chuva abrangente volta a atingir todo estado ainda com volumes elevados no Litoral Norte e Vale do Itajaí, com acumulados entre 70 e 100 milímetros. O risco é alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais. No início da próxima semana (09 e 10), a chuva diminui no estado.

Segundo abrigo ativado

O Município de Itajaí, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social, ativou mais dois abrigos, neste sábado (07), para acolher a população atingida por inundações. O segundo espaço fica no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo (Rua Estefano José Vanolli, nº 1029, bairro São Vicente) e tem capacidade para cerca de 200 pessoas. No local, estão disponíveis colchões, cobertores, alimentação, chuveiros e itens de higiene pessoal. Até o momento não há famílias acolhidas.

Já no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão (Rua Odílio Garcia, nº 445, bairro Cordeiros), primeiro abrigo ativado na tarde de quinta-feira (05), atualmente 46 pessoas estão acolhidas. O local conta com a mesma infraestrutura do segundo abrigo ativado e também tem capacidade de acolher aproximadamente 200 pessoas.

A Secretaria de Assistência Social já deixou de sobreaviso outros quatro abrigos, localizados no Salão Paroquial Nossa Sra. de Lurdes, na Fazenda, no Salão Paroquial da Capela São Pedro, na Itaipava, no Salão Paroquial da Igreja São João, no São João, e na Igreja Nossa Sra. do Carmo, no Km12. Em caso de necessidade, estes locais serão ativados para receber as famílias da região. Além disso, a abertura de um abrigo com acessibilidade para pessoas com deficiência também deve ser viabilizada.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.