Itajaí decreta estado de emergência hídrica; há risco de desabastecimento de água
O decreto fala sobre as dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água.
• Atualizado
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, decretou na noite deste domingo (08) estado de emergência hídrica na cidade. A medida foi tomada devido ao elevado volume de chuvas, à tendência de elevação do nível dos rios e ao alto índice de turbidez no Rio Itajaí-Mirim.
O decreto alerta para a possibilidade de desabastecimento de água, em razão das dificuldades em operar o sistema das estações de tratamento de água. Ele foi apresentado pelo Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura – Semasa, assinado pelo diretor geral, Diego Antonio da Silva.
O Semasa em conjunto com os demais órgãos da administração municipal deverá adotar medidas destinadas à prevenção e mitigação dos efeitos do desabastecimento, podendo requisitar veículos, equipamentos, materiais e servidores públicos, além de atuar emergencialmente na aquisição de insumos necessários para atender serviços essenciais.
O decreto entra em vigor a partir deste domingo pelo prazo de 180 dias.
Leia Mais
Há risco de desabastecimento de água
O Semasa alerta para o risco de desabastecimento de Itajaí e Navegantes, a partir desta segunda-feira (09), em razão das fortes chuvas que assolam o manancial do Rio Itajaí-Mirim e provocam alta na turbidez da água. Neste domingo (08), o índice de turbidez em Brusque chegou a aproximadamente 6 mil NTUs (unidades de turbidez) e a tendência é que afete o sistema de captação de Itajaí nas próximas horas e dificulte as operações das estações de tratamento São Roque e Arapongas. O índice considerado normal para o sistema é de 100 NTUs.
O consumo registrado em Itajaí e Navegantes é considerado alto, neste domingo. Por volta das 15h, o conjunto de três reservatórios do São Roque alcançam apenas 12% da capacidade. No reservatório de Arapongas, parte da água tratada é mantida como reserva de emergência para abastecer caminhões-pipa. Estes caminhões poderão ser acionados para atender abrigos ou outros locais demandados pela Defesa Civil.
A recomendação das equipes técnicas é para que a população economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas.
O Semasa atende 24h pelo 3344 9000 (fixo e WhatsApp), 0800 645 0195 ou 115.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO