Israel ataca bases nucleares no Irã e acende alerta de guerra no Oriente Médio
Israel acusa o Irã de manter um programa secreto para o desenvolvimento de armas nucleares
• Atualizado
Israel lançou um ataque aéreo contra bases nucleares no Irã na noite de quinta-feira (12), provocando explosões em vários pontos de Teerã e elevando drasticamente a tensão no Oriente Médio. O governo israelense justificou a atitude como uma ação de autodefesa diante do avanço do programa nuclear iraniano, que, segundo autoridades de Israel, é secreto e voltado à produção de armas.
Leia Mais
Até o momento, não há informações oficiais sobre a extensão dos danos ou o número de vítimas, mas a TV estatal iraniana divulgou que o chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, pode estar morto, além de relatar a morte de dois cientistas nucleares.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que os EUA não participaram da operação e reforçou que a prioridade americana é proteger suas forças na região. O presidente Donald Trump convocou uma reunião de emergência com seu gabinete para esta sexta-feira (13) com o objetivo de avaliar os desdobramentos do ataque.
Em resposta à possibilidade de retaliações por parte do Irã, o ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou estado de emergência e determinou o fechamento do espaço aéreo do país. Já o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que a ofensiva “vai durar quantos dias forem necessários”.
Israel acusa o Irã de manter um programa secreto para o desenvolvimento de armas nucleares, além de fornecer armamento a grupos como Hezbollah e Hamas. Após as explosões, o governo iraniano publicou uma mensagem nas redes sociais que pareceu ser uma ameaça velada: “Lembre-se, nós não iniciamos isso”.
*Com informações do SBT News.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO