Investigação apura indícios de fraude em concurso público em municípios do Extremo Oeste catarinense
GAECO cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (10)
• Atualizado

Na manhã desta terça-feira (10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Electus, com propósito de investigar e desarticular um esquema de fraude em concurso público em municípios do Extremo Oeste catarinense. Através da ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Bernardino e Palmitos.
A investigação apura a atuação de uma empresa organizadora de concursos e de um candidato que, supostamente, teriam fraudado processo seletivo. A operação tem como objetivo apreender documentos e elementos indiciários, e assegurar a lisura e legalidade do certame, preservando o interesse público e garantindo a isonomia de condições entre todos os candidatos. As ordens judiciais requeridas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Erê foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste.
As investigações tramitam sob sigilo e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver a publicidade dos autos.
Operação Electus
A operação intitulada “Electus” está associada a palavra em latim que traduzida para o português significa “escolhido” ou “eleito”, em uma clara alusão ao direcionamento em favor de candidato predeterminado, maculando o resultado do certame.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Prefeitura de Palmitos emite Nota sobre “Operação Electus”, que investiga fraude em concurso público
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Palmitos – SC, 10 de junho de 2025 – A Prefeitura Municipal de Palmitos, a respeito da “Operação Electus”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) na data de hoje, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:1. A Administração Municipal informa que até o presente momento, não recebeu nenhuma notificação oficial sobre a referida operação.
2. É fundamental salientar que a atual gestão (2025-2028), que assumiu o governo em 1º de janeiro de 2025, não realizou nenhum concurso público até o momento.
3. A Prefeitura de Palmitos se coloca à inteira disposição da Justiça e das autoridades competentes para sanar eventuais dúvidas e prestar todos os esclarecimentos que se façam necessários para o andamento das investigações. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a lisura em todos os atos da administração pública.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO