Indignado, prefeito de Barra Velha pede ajuda para combater criminalidade
Douglas da Costa destaca que as cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes sofrem com a criminalidades dos municípios de Itajaí e Joinville
• Atualizado
O Prefeito de Barra Velha, Douglas Elias Da Costa (PL), publicou um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda dos órgãos de Segurança Pública de Santa Catarina. Nas imagens divulgadas na noite de terça-feira (24), o prefeito aparece aflito próximo a um bloqueio realizado pelas equipes da Prefeitura na divisa entre Barra Velha e Balneário Piçarras.
Douglas destaca que as cidades de Barra Velha, Balneário Piçarras, Penha e Navegantes sofrem com a criminalidades dos municípios de Itajaí e Joinville. “Os municípios estão se sentindo sufocados por essas duas cidade e venho aqui hoje clamar para as autoridades regionais e estaduais. Eu venho aqui pedir apoio em nome dos quatro município pra mais segurança”, solicitou.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
“O nosso povo não merece sofrer. Nós precisamos de mais segurança (…) Iluminamos a cidade, estamos trabalhando à noite fazendo trabalho de polícia”, disse indignado o prefeito que solicita apoio do governo do Estado.
>> Coluna de Araújo Gomes: Segurança Pública não é assunto para amadores
Procurada a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC) afirmou que os números de criminalidade nas cidades citadas estão em redução anual. Confira na íntegra:
Nota sobre criminalidade em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha
A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina via Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC informa que os números de criminalidade nos quatro municípios citados (Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha) estão em redução tanto anual (2020 em comparação a 2019) como no primeiro semestre de 2021 ( em comparação com primeiro semestre de 2020).
Além disso, o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC Coronel BM Charles Alexandre Vieira tão logo recebeu pedido de reunião com a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí – AMFRI, em 16 de agosto, já marcou para a data mais próxima que havia, ou seja, nesta próxima quinta-feira (2) quando todos serão ouvidos.
Confira os números de homicídio, roubo e furto dos quatro municípios:
Homicídios em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha
Juntos, os municípios citados tiveram redução de 12% no número de homicídios. Foram 33 registros em 2019 contra 29 em 2020 ( período de 01.01 a 31.12).
Neste primeiro semestre de 2021, os números seguem em redução em relação ao mesmo período do ano passado (01.01 a 30.06).
Foram 13 homicídios em 2021 contra 16 de 2020 ( janeiro a junho nos quatro municípios citados), uma redução de 18%.Roubo em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha
Em 2020, com exceção de Penha, houve aumento de 3% em todos os municípios.
• 2019: 460
• 2020: 475
(Número dos quatro municípios durante 01.01 a 31.12)Com relação ao primeiro semestre de 2021, houve diminuição de 16,7% (258 contra 215 em relação ao mesmo período do ano passado (01.01 a 30.06).
O melhor ano da série histórica (tanto em nº de ocorrências, bem como taxa
por 100 mil habitantes).Furto em Balneário Piçarras, Barra Velha, Navegantes e Penha
Em 2020, considerando todos municípios, houve redução nos furtos de 5,7% (3.984 contra 3.758)
No primeiro semestre de 2021, houve redução de 16% em todos os municípios (1.994 em 2020 contra 1.671 em 2021 período de 01.01 a 30.06).
O que diz a Polícia Civil: todos os esforços estão sendo efetuados, inclusive haverá contato com o comando da Polícia Militar na região no sentido de intensificar ações integradas e conjuntas, as quais já vêm sendo realizadas.
O que diz a Polícia Militar: A Polícia Militar de Santa Catarina, em conjunto com as demais forças de Segurança, vem trabalhando diuturnamente na região para atender todos as ocorrências demandadas. Os índices citados acima mostram o resultado em razão desse intenso trabalho. Nesse sentido, dadas as frequentes operações realizadas, incluindo o município de Barra Velha, o número de ocorrências têm aumentado por causa desse intenso trabalho o que demanda uma nova adequação dos fluxos de rotina operacional, em conjunto com as demais forças, incluindo a municipalidade, para que o atendimento seja ainda mais intensificado. A PMSC segue na execução do plano de inclusões de efetivo e a construção do equilíbrio com equidade.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO