Incêndios na Califórnia deixam 10 mortos e 180 mil afetados
"Quando for seguro acessar essas áreas, os números certamente irão mudar”, afirmou o xerife de Los Angeles, Robert Luna
• Atualizado
Os incêndios devastadores que ocorrem em Los Angeles, na Califórnia (EUA), desde o início da semana já somam 10 mortos. Em comunicado divulgado na madrugada desta sexta-feira (10), o Departamento de Legistas local informou que mais três corpos foram encontrados na região.
Leia Mais
O xerife de Los Angeles, Robert Luna, destacou a gravidade da situação. “Quando for seguro acessar essas áreas, os números certamente irão mudar”, afirmou. Atualmente, apenas 6% dos focos de incêndio foram controlados.
A situação mais crítica ocorre em Palisades, onde 5,3 mil estruturas, incluindo mansões, comércios e bancos, foram destruídas. Outras áreas afetadas incluem Eaton, Kenneth, Hurst e Lidia, todas em estado de alerta máximo.
Cerca de 180 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, com a evacuação coordenada por 500 delegados que também atuam no controle do trânsito. Militares do Exército foram mobilizados para auxiliar na contenção das chamas e no combate ao aumento de saques registrados em bairros evacuados.
Na noite de quinta-feira (9), a polícia de Los Angeles deteve um homem suspeito de provocar incêndios criminosos, após uma denúncia anônima. Entretanto, a ligação entre o suspeito e os focos de incêndio ainda está sob investigação.
Diante do cenário catastrófico, o presidente Joe Biden decretou estado de desastre federal em Los Angeles, permitindo que as comunidades afetadas acessem recursos emergenciais. Além disso, o governo enviou reforços significativos, incluindo centenas de bombeiros federais, 30 aeronaves de combate a incêndios e 500 militares para ajudar nas operações de limpeza.
“Estou enviando todos os recursos federais possíveis para o sul da Califórnia, incluindo centenas de bombeiros federais, 30 helicópteros e aviões de combate a incêndios e 500 militares de limpeza de terreno. Estamos trabalhando com o Departamento de Defesa para identificar o que mais podemos surgir”, disse o presidente.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO