Ataque violento: idosos são torturados por assaltantes e um deles morre em SC
A Polícia Militar (PM) foi acionada e se dirigiu ao hospital para atender um homem que havia sido agredido na mesma casa
• Atualizado
Um casal de idosos foi torturado em uma residência na noite de quinta-feira (15), em Canoinhas, no Planalto Norte Catarinense. O homem, de 76 anos, não resistiu ao ataque brutal e morreu no local.
A Polícia Militar (PM) foi acionada e se dirigiu ao hospital para atender um homem que havia sido agredido na mesma casa. Ele relatou à PM que dois indivíduos invadiram o local e o agrediram. A vítima conseguiu fugir e pedir ajuda, informando que dois idosos ainda estavam na residência.
Cena do crime
No local do crime, a guarnição encontrou um homem sem vida e com ferimentos graves na cabeça. Além disso, uma idosa de 87 anos também foi encontrada amarrada e inconsciente, mas com sinais vitais.
A vítima foi socorrida e encaminhada em estado grave ao hospital. A casa estava revirada e uma arma de fogo falsa foi encontrada no local. Diante dos fatos, a Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas para dar continuidade às investigações.
Durante as buscas nas proximidades, três suspeitos foram abordados e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para prestar esclarecimentos.
Segundo a PM, um veículo pertencente à idosa foi encontrado nas proximidades, contendo diversos itens suspeitos que foram apreendidos para análise.
Leia Mais
Latrocínio
O chamado latrocínio é uma forma qualificada do crime de roubo, com aumento de pena, quando a violência empregada resulta em morte. Esta enquadrado no artigo 157, §3, II do Código Penal, que consta no capitulo dos crimes contra o patrimônio e não dos crimes contra vida como muito pensam. A pena prevista é de 20 a 30 anos de reclusão e multa. O latrocínio é considerado como crime hediondo segundo a Lei 8.072/90.
O que diferencia o latrocínio do homicídio simples é o dolo (intenção) do criminoso. No latrocínio o dolo é de tomar o objeto da outra pessoa mediante uso de violência ou ameaça, não de lhe tirar a vida, mas a morte acaba ocorrendo pela forma de execução da conduta. Por outro lado, no homicídio a vontade do criminoso é de tirar a vida de outra pessoa. O homicídio está previsto do artigo 121 do CP, que prevê pena de 6 a 20 anos de reclusão, podendo ser de 12 a 30 nos casos qualificados ou de feminicídio. Quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio também é considerado como crime hediondo.
Cabe ressaltar que o Código Penal também prevê a hipótese de homicídio culposo, quando alguém acaba por tirar a vida de outro sem intenção, conduta prevista no artigo 121, §3º do Código Penal, com pena bem mais branda, que vai de 1 a 3 anos de detenção, podendo ser aumentada nos casos previstos na lei, ou até deixar de ser aplicada, quando o juiz achar que as consequências do crime atingem o agente de forma tão grave que torne a punição desnecessária.
Estagiária sob supervisão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO