Idoso engasga com pedaço de carne e tem parada cardiorrespiratória em SC
Após três ciclos de ressuscitação, os bombeiros conseguiram reestabelecer os batimentos cardíacos da vítima
• Atualizado
Um idoso de 82 anos foi salvo após engasgar com um pedaço de carne e sofrer uma parada cardiorrespiratória em sua casa no Bairro dos Esportes, em Xanxerê, no Oeste catarinense. O caso ocorreu por volta das 11h48min de quinta-feira (15).
Leia Mais
Quando o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) chegou ao local, o idoso estava inconsciente, deitado de costas, com sinais de cianose (coloração arroxeada da pele) e sem respirar, devido à obstrução grave das vias respiratórias. Imediatamente, a guarnição iniciou os procedimentos de emergência para desobstrução.
Pouco depois, a equipe de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), equipada com recursos médicos, conseguiu remover o pedaço de carne. No entanto, nesse momento o idoso entrou em parada cardiorrespiratória.
Os socorristas iniciaram as manobras de reanimação, conseguindo restabelecer os batimentos cardíacos e a respiração da vítima após três ciclos de ressuscitação.
Após o atendimento, o idoso foi encaminhado com vida ao Hospital Regional São Paulo (HRSP) para avaliação e cuidados médicos.
Quando ligar para os bombeiros e quando ligar para o SAMU?
Esta é uma dúvida comum, pois ambas as intuições possuem ambulâncias. Segundo o Corpo de Bombeiros, em casos clínicos, como infarto ou AVC, devem ser repassados para o SAMU e casos gerados por traumas como agressões ou quedas ou que necessitem de resgate e salvamento para os bombeiros. Todavia, na ausência ou indisponibilidade do SAMU, o Corpo de Bombeiros deverá ser acionado.
Além disso, como você deve saber, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também possui caminhões de incêndio/resgate, embarcações, helicópteros etc. Assim, são inúmeros os casos em que podemos ser acionados; confira abaixo:
- Incêndios
- Acidentes com trauma (acidentes de trânsito, agressões, ferimentos por armas, quedas, queimaduras, etc)
- Choques elétricos
- Engasgamento
- Pessoas inconscientes
- Pessoas perdidas na mata
- Salvamento aquático
- Desabamentos e deslizamentos
- Enchentes, inundações e enxurradas
- Captura de animais agressivos/silvestres
- Acidentes com produtos perigosos
- Vazamentos de gás
- Resgate em altura ou em espaço confinado
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO