Homem fica ferido após tentar furtar fios elétricos em caixa subterrânea em Florianópolis
O autor do crime sofreu queimaduras graves pela maioria do corpo
• Atualizado
Um homem ficou ferido após tentar furtar fios elétricos de uma caixa subterrânea, na manhã desta terça-feira (28), no Centro de Florianópolis.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio de guarnições do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) atendeu a ocorrência e informou que, durante a tentativa de furto, o equipamento sofreu um curto-circuito, provocando um incêndio que atingiu diretamente o homem.
Fotos: homem fica ferido após tentar furtar fios elétricos
O autor do crime sofreu queimaduras graves pela maioria do corpo, sendo socorrido e encaminhado ao hospital para atendimento emergencial. O mesmo possui um mandado de prisão ativo e está detido no hospital Celso Ramos.
A área foi isolada até a chegada da equipe responsável pela manutenção da rede elétrica, que realiza os procedimentos técnicos necessários para garantir a segurança da via e reestabelecer o funcionamento dos semáforos, que pararam de funcionar.
Unidades consumidoras são afetadas pela interrupção no fornecimento elétrico
Em nota, a Celesc informou que a “tentativa de furto de cabos nas proximidades da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), provocou a abertura do alimentador CQS-12, interrompendo o fornecimento de energia para 736 unidades consumidoras.
Equipes da Celesc atuaram imediatamente para restabelecer o sistema. Após manobras na rede, o fornecimento foi normalizado para a maior parte dos consumidores, permanecendo apenas 18 unidades sem energia até a conclusão do reparo do cabo danificado.
A Celesc reforça que furtos e vandalismos em redes elétricas colocam vidas em risco e causam prejuízos à população. A companhia mantém parceria com as forças de segurança e o Ministério Público para coibir a prática e intensificar ações de inspeção em ferros-velhos e locais de possível receptação de material furtado.
Substituição técnica: onde é tecnicamente possível, a companhia tem substituído cabos de cobre por alumínio — material de menor valor de revenda e com igual eficiência elétrica — para reduzir o incentivo ao furto e aumentar a segurança das redes”.
Por volta das 10h, a Celesc informou que as 18 unidades que estavam sem energia, já voltaram ao normal.
Furtos de cabos na Grande Florianópolis – dados registrados pela Celesc
Ocorrências:
2025 (até agora): 550 casos nas cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.
Somente em Florianópolis: 414 ocorrências
2024: 220 ocorrências em Florianópolis.
Aumento de 80% em relação a 2025
O que a Celesc tem feito
- Substituição técnica: onde é possível, a companhia tem trocado cabos de cobre por alumínio, material com menor valor de revenda e igual eficiência elétrica.
- Ações conjuntas com forças de segurança: parceria com Polícia Militar, Guarda Municipal e Ministério Público de SC para coibir o furto e a venda ilegal do material.
- Fiscalização semanal: em Florianópolis, equipes da Celesc e órgãos de segurança realizam inspeções em ferros-velhos, combatendo a recepção ilegal de cabos furtados.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO


