Homem é preso por maus-tratos em canil clandestino em SC
No local funcionava um canil irregular com cães da raça Border Collie
• Atualizado

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) prendeu em flagrante um homem acusado de maus-tratos qualificados contra animais e fraude processual, em um canil clandestino, em Florianópolis. A ação ocorreu nesta quinta-feira (19), no bairro Ratones, e foi conduzida pela Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), em conjunto com a Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA).
Leia Mais
No local funcionava um canil irregular com cães da raça Border Collie. Segundo a investigação, os animais eram mantidos em espaços pequenos, sujos e sem condições adequadas de higiene, alimentação ou acesso à água potável. A denúncia também apontava que filhotes estavam sendo vendidos em péssimas condições de saúde, infestados por vermes e até se alimentando de fezes.
A DIBEA já havia notificado o responsável para corrigir as irregularidades, mas, no retorno para fiscalização, constatou-se que nenhuma mudança havia sido feita. Pelo contrário: os policiais descobriram ainda uma edificação nos fundos do terreno, escondida na primeira vistoria, onde outros cães estavam em situação ainda mais degradante.
Durante a ação, o suspeito foi flagrado tentando retirar fios de cerca elétrica do canil, o que configurou fraude processual qualificada. Ao todo, 24 cães foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário. Após tratamento, eles devem ser disponibilizados para adoção responsável.
O homem foi autuado em flagrante e permanece à disposição da Justiça.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO