Golpe do ‘Falso Advogado’ tem mandados de prisão e bloqueio de bens cumpridos em SC
GAECO e Polícia Civil realizam 10 mandados de busca e apreensão contra grupo especializado em estelionato virtual
• Atualizado

Na manhã desta quinta-feira (23/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, e a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) deflagraram a Operação FakeLaw, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em estelionatos qualificados, conhecidos como golpe do “Falso Advogado”.
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Aquiraz, Eusébio e Fortaleza, todas no estado do Ceará. As medidas cautelares, autorizadas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José/SC, incluíram ainda o bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens dos investigados.
Segundo a investigação conduzida pela DIC/PCSC de São José/SC em conjunto com o CyberGAECO, os suspeitos utilizavam informações obtidas de forma ilícita sobre advogados catarinenses, especialmente dados sobre processos judiciais e clientes, para aplicar golpes. As vítimas eram contatadas pelos criminosos, que prometiam “ganho de causa” e liberação de valores judiciais, induzindo-as a realizar transferências financeiras.
A deflagração da operação contou com o apoio da Polícia Civil do Ceará, mobilizando equipes e viaturas para o cumprimento dos mandados e reforçando a atuação integrada entre os estados.
A Polícia Civil reforça que o combate a crimes virtuais e golpes financeiros continua sendo uma prioridade e alerta a população para não fornecer dados pessoais ou realizar transferências financeiras sem confirmação da veracidade das informações.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO