Novo golpe de WhatsApp enviado por ‘servidores públicos’ espalha vírus em SC
A orientação é clara: não abrir o link e apagar imediatamente a mensagem, caso ela seja recebida
• Atualizado
Um novo golpe está sendo compartilhado pelo WhatsApp por falsos servidores públicos por meio de arquivos zipados. O documento, na maioria titulado como “Lista de Orçamento”, invade sistemas e se espalha entre contatos, comprometendo a segurança dos usuários. Dois municípios catarinenses já registraram casos e alertam os moradores.
A Prefeitura de Maravilha se manifestou pelas redes sociais a respeito das falsas mensagens que estão sendo enviadas a partir de números de WhatsApp de servidores públicos. Os golpistas estão compartilhando arquivos .zip como se fossem assuntos importantes, para tentar enganar as vítimas.

De acordo com o comunicado, trata-se de um vírus que se espalha automaticamente entre os contatos, e tem invadido dados bancários e informações pessoais. A orientação é clara: não abrir o link e apagar imediatamente a mensagem, caso ela seja recebida.
Moradores do município de São Lourenço do Oeste também relataram receber o vírus por meio de arquivo zipado, seguidos da mensagem: “segue a lista de orçamentos”.
Vale ressaltar que servidores públicos não estão autorizados a enviar arquivos desse tipo e pede que a população redobre a atenção diante de tentativas de golpes virtuais. A recomendação é sempre confirmar a veracidade das mensagens antes de clicar em qualquer link suspeito.
Leia Mais
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO