Golpe de R$ 250 milhões: PF desarticula esquema de luxo e fraudes em SC
A Interpol foi acionada para localizar foragidos no exterior
• Atualizado
A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira (7) a Operação Deadcoin, afim de desarticular uma organização criminosa suspeita de montar um esquema de luxo e fraudes, cometendo estelionato e lavagem de dinheiro, com estimativa de prejuízo de R$ 250 milhões a mais de 10 mil vítimas no oeste catarinense. A operação mobilizou 100 policiais federais para cumprir 28 mandados de busca e apreensão em várias cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de dois mandados de prisão preventiva no Rio Grande do Sul.
Leia Mais
Dinâmica do crime
Durante as investigações, a PF identificou que o grupo criminoso atraía vítimas com promessas de investimentos de alto rendimento. Inicialmente, os alvos recebiam supostos lucros, que serviam para ganhar sua confiança, mas ao investirem quantias maiores, os retornos cessavam, e o dinheiro ficava bloqueado. Estima-se que o esquema tenha lesado milhares de pessoas, incluindo aposentados e pequenos investidores, em quantias significativas.
Investigação
A operação, que abrange 58 investigados entre pessoas físicas e jurídicas, já resultou na apreensão de automóveis de luxo, milhões em criptomoedas e dezenas de imóveis. Além disso, o líder da organização foi preso, enquanto outros envolvidos no esquema de luxo e fraudes ainda são investigados. Para ocultar os valores ilícitos, a organização usava um esquema complexo de evasão de divisas e lavava os recursos em paraísos fiscais, além de fazer aquisições de imóveis e veículos de alto valor.
A Interpol foi acionada para localizar foragidos no exterior, e medidas cautelares, como retenção de passaportes e monitoramento eletrônico, foram impostas a alguns investigados. A ação abrangeu cidades como Jaraguá do Sul, Chapecó, São Miguel do Oeste e Joinville, em Santa Catarina, e Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Três Coroas, Portão e Sapiranga, no Rio Grande do Sul.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO