GAECO realiza operação contra crimes no setor funerário em Chapecó
A operação busca esclarecer o uso dessas armas em extorsões violentas, com objetivo de controlar o mercado funerário
• Atualizado
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Cortejo em Chapecó, com o intuito de localizar armas de fogo ligadas a crimes de extorsão no setor funerário, ocorridos em agosto de 2024.
Leia Mais
A ordem judicial foi expedida pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Chapecó, no âmbito da “Operação Cortejo”, que investiga práticas criminosas no mercado funerário da região.
Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o novo mandado foi solicitado após a análise de equipamentos apreendidos em novembro, onde foram encontradas fotografias de armas na posse de indivíduos ligados aos investigados.
A operação do GAECO busca esclarecer o uso dessas armas nos crimes de extorsão violenta, com objetivo de controlar o mercado funerário por meio de cartel e monopólio.
A investigação tramita sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas à medida que os autos forem tornados públicos.
Histórico da ação
Em 28 de novembro de 2024, o GAECO cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no contexto da Operação Cortejo. A investigação revelou indícios de crimes graves contra a ordem econômica, como extorsões armadas, formação de cartel e manipulação de preços no setor funerário, com ações voltadas a eliminar concorrentes.
Operação “Cortejo”
O nome “Cortejo” faz alusão ao serviço funerário e reforça a necessidade de respeito e transparência em um setor tão sensível. Segundo o GAECO, práticas como essas exploram a vulnerabilidade emocional e financeira das famílias, impactando a qualidade e os custos dos serviços oferecidos.
Sobre o GAECO
O GAECO em Santa Catarina é formado pelo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua missão é combater organizações criminosas por meio de ações integradas de investigação e repressão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO