GAECO deflagra operação contra fraude em concursos públicos na Serra de SC
Os crimes teriam sido liderados por um servidor público que, com auxílio de particulares e colegas de trabalho, tinha forte influência conseguir fazer esses processos fraudulentos para desviar dinheiro público
• Atualizado
O GAECO, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a operação Ventríloquo nesta sexta-feira (24). O grupo cumpre ordens judiciais na Serra, nas cidades de Lages, Correia Pinto, Monte Castelo e Ponte Alta. Ao todo, são 21 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.
A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça da comarca de Correia Pinto, apura os crimes de peculato, fraude em concurso público, fraude em licitações, enriquecimento ilícito nos municípios. Os crimes teriam sido liderados por um servidor público que, com auxílio de particulares e colegas de trabalho, tinha forte influência conseguir fazer esses processos fraudulentos para desviar dinheiro público.
As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Única de Correia Pinto.
O portal SCC10 entrou em contato com as prefeituras dos municípios e o espaço segue aberto para posicionamento. A prefeitura de Monte Castelo informou que, até a última atualização desta matéria, não houve autoridades na cidade para cumprir mandados. Já Lages comunicou que, até o momento, os servidores da prefeitura de Lages não se encontram nas investigações.
Operação Ventríloquo
O nome “Operação Ventríloquo” faz alusão a arte de projetar a voz, sem que se abra a boca ou mova-se os lábios, de maneira que o som pareça vir de outra fonte diferente do falante.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO