GAECO deflagra operação contra fraude em concursos públicos no Oeste de SC
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim
• Atualizado
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação “Ajuste Prévio”, com o objetivo de investigar um esquema de fraude sistemática em concursos públicos. A ação é realizada em apoio à Promotoria de Justiça de Campo Erê e apura indícios de favorecimento direcionado a candidatos específicos em certames realizados no município de São Bernardino, no Oeste do estado.
Durante a operação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nos municípios de São Bernardino e Xaxim. As diligências têm como finalidade a coleta de documentos, equipamentos e outros elementos que possam comprovar as irregularidades investigadas, garantindo a lisura dos concursos e a igualdade de condições entre os candidatos. A investigação teve início a partir de denúncia encaminhada ao Ministério Público, apontando possíveis manipulações nos resultados de um concurso público e de um processo seletivo realizados em 2024.
De acordo com o MPSC, há indícios de que os candidatos beneficiados teriam sido favorecidos por meio de um esquema previamente articulado com a banca organizadora dos certames, o que teria garantido a aprovação e a primeira colocação de participantes específicos. Parte dos investigados já estaria, inclusive, ocupando cargos públicos. A operação também busca identificar todos os envolvidos na suposta fraude, incluindo a empresa responsável pela organização dos concursos.
A ação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, responsável por assegurar a correta preservação da cadeia de custódia das evidências apreendidas. As investigações seguem sob sigilo e, segundo o Ministério Público, novas informações poderão ser divulgadas assim que houver autorização judicial para a publicidade dos autos.
O nome da operação, “Ajuste Prévio”, faz referência à suposta facilitação e aos acordos antecipados que teriam permitido que determinados candidatos alcançassem a primeira colocação nos concursos públicos investigados.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO