Segurança Compartilhar
Facção Criminosa

GAECO cumpre 42 mandados de prisão em operação contra facção criminosa

A facção criminosa é de São Paulo e visa ampliar a atuação em Santa Catarina

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: divulgação/GAECO
Foto: divulgação/GAECO

O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou a terceira fase da operação Maseratti, na manhã desta quinta-feira (10), contra uma organização criminosa paulista que visa ampliar a atuação em Santa Catarina. Ao todo, são cumpridos 42 mandados de prisão preventiva, 88 mandados judiciais e 46 mandados de busca e apreensão em três estados, principalmente em SC.

A terceira fase da operação se dá pela da investigação de provas obtidas na segunda fase. O Ministério Público apura a prática do crime de promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa (art. 2º da Lei 12.850/201)

Outras fases da operação Maseratti do GAECO

A primeira fase, deflagrada em 25/02/2021, resultou em 284 ordens judiciais, abrangendo 142 prisões e 142 buscas e apreensões, distribuídas por 45 cidades e 6 Estados. A investigação, iniciada em 2020 pelo GAECO/MPSC, revelou conexões e um grande número de atividades criminosas perpetrada pela facção, levando à apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes e armas realizadas pela Polícia Militar, Civil e Polícia Rodoviária Federal. Também, foi possível a identificação das autorias de diversos homicídios, roubos e sequestros, consubstanciando assim materiais probatórios à Polícia Civil catarinense. 

A segunda fase, ocorrida em 09/02/2023, intensificou os esforços contra a organização, ocasião em que foi dado cumprimento a 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas. Essa fase também teve como alvos faccionados atuantes em Santa Catarina, estendendo sua abrangência a 10 Estados do país. 

Participam da operação todos os grupos regionais do GAECO do Ministério Público de Santa Catarina, bem como foi prestado apoio dos GAECOS do Paraná e São Paulo, além de forças policiais desses Estados.  

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. 

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.