Fotógrafo brasileiro desaparece durante escalada em cordilheira do Peru
Edson é natural de Campo Grande
• Atualizado
O montanhista e fotógrafo brasileiro Edson Vandeira, de 36 anos, desapareceu, no último domingo (1º), no Nevado Artesonraju, um pico de 6.025 metros na Cordilheira Blanca, dentro do Parque Nacional Huascarán, no Peru. As informações são do SBT News.
Leia Mais
Edson fazia parte de um grupo com Homer Efraín Pretel Alonzo, de 34 anos, e Jesús Manuel Picón Huerta, de 31, estudantes peruanos do curso de formação de guias do Centro de Estudos de Alta Montanha (CEAM), que também estão desaparecidos.
O trio iniciou a escalada na última quinta-feira (29), com previsão de retorno no domingo. Segundo informações do SBT News, o grupo iria completar uma rota técnica de ascensão ao cume da montanha. Com a falta de comunicação, foi necessário o acionamento dos protocolos de resgate.
O presidente da Associação de Guias de Montanhas do Peru (AGMP), Beto Pinto Toledo, afirmou que até o momento, apenas as barracas dos montanhistas foram encontradas.
Buscas intensificadas
Diante do desaparecimento, as buscas na região foram intensificadas com o apoio de montanhistas experientes e uso de drones. O caso mobilizou uma equipe especializada de salvamento, em coordenação com a Polícia de Alta Montanha.
O SBT News entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que disse que o caso está sendo acompanhado e que, por meio da Embaixada do Brasil em Lima, presta “assistência consular” aos familiares de Edson e às autoridades locais.
Edson Vandeira é natural de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e começou a praticar montanhismo em 2008, aos 19 anos. Ele é aspirante a guia internacional e se dedica à fotografia de aventura. Trabalha como fotógrafo para a National Geographic e o History Channel.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO