Fortes chuvas: polícia emite grave aviso sobre as estradas em SC
PRF afirma que novas ocorrências de deslizamentos de encostas estão se multiplicando
• Atualizado
Nesta quarta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Santa Catarina, emitiu um grave aviso sobre as condições das estradas no Estado. “Os deslizamentos de encostas vão se multiplicando”, informou o órgão em suas redes sociais na madrugada desta quarta (30) ao noticiar inúmeros bloqueios de estradas e grandes desvios para os motoristas que pretendem viajar entre Santa Catarina e o Paraná.
“Chove torrencialmente neste momento na Serra de Corupá. Novas ocorrências de deslizamentos de encostas vão se multiplicando na região. A BR-280 está interditada entre os quilômetros 84 e 120 e sem previsão de liberação”, publicou a Polícia Rodoviária Federal em sua conta do Twitter.
A Serra do Corupá está localizada no Norte de Santa Catarina, nas áreas dos municípios de São Bento do Sul e Corupá. A chuva nesta semana na região atinge volumes extremos. Dados das estações meteorológicas apontam acumulados desde o fim de semana de 289 mm, em Corupá e 271 mm, em São Bento do Sul.
BR-470
Com o deslizamento que aconteceu na BR-376, na região de serra que liga Curitiba a Santa Catarina, uma das únicas rotas para quem se desloca entre os estados com destino ao Litoral é pela BR-470. Então, o Inspetor Alexandre Castilho, da equipe de Comunicação Social da PRF em SC, pede cautela aos condutores. Confira:
Riscos de deslizamentos
Segundo o MetSul Meteorologia o risco de deslizamentos de terra segue extremo no Leste e no Nordeste de Santa Catarina. São vários dias seguidos com chuva, os volumes registrados de precipitação são extraordinariamente altos e há previsão de mais chuva forte.
De acordo com o prognóstico da MetSul, o risco de precipitações localmente fortes segue nesta quarta no Leste Catarinense, inclusive na região de Florianópolis. O aporte de umidade do mar para o continente deve aumentar e ao encontrar a Serra do Mar gerará chuva por vezes muito forte.
O vento que sopra do oceano para o continente vem carregado de umidade. O ar úmido ao encontrar a barreira física dos morros e montanhas acaba ascendendo na atmosfera. Quanto mais alto na atmosfera, mais frio. E o ar úmido, ao se elevar, acaba encontrando ar mais frio e termina por se condensar, gerando nuvens e chuva.
Este tipo de chuva é chamado de orográfica ou induzida pelo relevo, e em determinadas situações pode gerar volumes de precipitação muito altos, como está ocorrendo agora no Leste de Santa Catarina e do Paraná.
No Paraná, a BR-376 segue bloqueada no município de Guaratuba por conta do deslizamento de terra enorme que atingiu e soterrou diversos veículos.
*Com informações do MetSul Meteorologia
>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Leia Também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO