Fingindo ser piloto da Gol, homem tenta invadir cabine da Azul durante voo
O incidente ocorreu durante trajeto entre Porto Alegre e Congonhas
• Atualizado
Um homem vestido com uniforme da Gol e portando crachá da companhia aérea tentou se passar por piloto e invadir a cabine de comando de um avião da Azul Linhas Aéreas durante um voo entre Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). O caso foi registrado no dia 24 de fevereiro.
Leia Mais
Homem finge ser piloto para invadir cabine de avião
Segundo informações, o suspeito puxou conversa com os comissários e chegou a pedir para entrar na cabine, mas foi prontamente impedido pela tripulação, que identificou a irregularidade e tratou o caso como uma questão de segurança.
De acordo com a Azul, o homem demonstrava conhecimento superficial da rotina dos tripulantes e tentava se aproximar como se fosse um colega de profissão. Diante do comportamento suspeito e do pedido de acesso à cabine, os comissários negaram a solicitação e acionaram os procedimentos internos de segurança. Após o pouso, o caso foi comunicado às autoridades competentes para investigação.
A Gol, por sua vez, informou por meio de nota que “todo e qualquer evento fora da rotina operacional é avaliado e comunicado internamente”. A empresa reforçou ainda que a segurança é o seu “valor número 1”.
Procedimento de segurança
Desde os atentados de 11 de setembro, o acesso às cabines de comando de aeronaves passou a ser rigidamente controlado. Portas blindadas e protocolos internacionais garantem que apenas os pilotos autorizados possam entrar na cabine, evitando invasões e situações de risco.
Durante o voo, a comunicação com a cabine é feita exclusivamente por meio do sistema interno da aeronave. As autoridades devem agora apurar se o homem cometeu crime de falsidade ideológica ou se havia alguma outra intenção por trás da tentativa de invasão.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO