Filho que matou o pai durante surto desencadeado por lembranças da mãe é condenado em SC
Réu foi condenado a quase 30 anos de reclusão. A investigação apontou um longo histórico de violência contra o idoso
• Atualizado
O Tribunal do Júri da Comarca de Mafra condenou um homem a 29 anos, sete meses e 16 dias de reclusão pelo assassinato do próprio pai, de 78 anos. O crime ocorreu em 12 de março de 2023, no bairro Vila Ivete, e foi julgado na última sexta-feira (28), quando o Conselho de Sentença reconheceu todas as qualificadoras apontadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Segundo a denúncia, o réu agrediu violentamente o pai dentro da residência da vítima, após um surto motivado por lembranças da mãe, já falecida. A investigação apontou que ele desferiu socos e chutes contra cabeça, rosto, tórax e abdômen do idoso. Ferido, o homem foi hospitalizado, resistiu por 11 dias, mas morreu em 23 de março de 2023.
A Promotoria destacou durante o julgamento que o filho mantinha um histórico de violência doméstica. Diversos boletins de ocorrência registravam agressões anteriores, especialmente quando o réu — usuário de drogas e financeiramente dependente do pai não conseguia dinheiro para sustentar o vício. As provas apresentadas convenceram os jurados a reconhecer o homicídio triplamente qualificado: motivo fútil, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, além da qualificadora pelo fato de o idoso ter mais de 60 anos.
Com a decisão do Júri, o Juízo da Vara Criminal determinou a execução imediata da pena, seguindo a orientação do Supremo Tribunal Federal no Tema 1.068. O réu deverá iniciar o cumprimento da condenação em regime fechado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO