Festa de 15 anos acaba em confusão, bala de borracha e spray de pimenta em SC
O caso será apurado pela PMSC
• Atualizado
Uma festa de 15 anos em um ginásio, no Bairro União, em Braço do Norte, no Sul Catarinense, terminou em confusão, bala de borracha e spray de pimenta, no último sábado (06).
Leia Mais
Os moradores denunciaram que a PM teria cometido abuso de autoridade. A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) afirma que os moradores ofenderam os policiais com palavas de baixo calão e um dos homens tentou agredir os policiais.
Veja a reportagem
Nas imagens feitas pelos moradores é possível ver quando os policiais entram na residência, a ação ocorreu após o grupo, que estava em uma festa de 15 anos em um ginásio próximo, atender o pedido da polícia que foi acionada por conta do som alto da comemoração.
A PM teria pedido para o som da festa ser diminuído, por conta de uma possível pertubação de sossego. O responsável da festa atendeu o pedido e em primeiro momento encerrou a festa, mas os convidados, que residem próximo ao local, continuaram com a festa nas casas.
Os policiais que estavam no ginásio teriam ido até a casa onde ocorria a continuação da comemoração e fizeram a abordagem.
A PMSC informou que utilizou de força da ocorrência após algumas pessoas terem desrespeitado os policiais, arremessarem objetos. Um homem chegou a ser imobilizado e moradores tentaram agredir os agentes.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU foi acionado.
O comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar informou que analisado minuciosamente as câmeras individuais dos policiais. “caso seja constatado alguma ilegalidade por parte dos policiais militares será instaurado o devido procedimento apuratório”, afirmou a PMSC.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Na data de ontem, 06, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de perturbação de sossego em um ginásio, no Bairro União, e em face da quantidade de pessoas presentes foi necessário mais de uma viatura policial.
Conforme o registro da ocorrência lavrado pela guarnição, constata-se que algumas pessoas que se faziam presentes no evento começaram a desacatar os policiais com palavras desrespeitosas, bem como demonstrando não estarem dispostos a acatar a ordem policial para cessar o som, que estava extremamente alto.
Em ato contínuo foi feito contato com o responsável pelo evento, o qual acatou prontamente a solicitação das guarnições e encerrou.
Após o anúncio de encerramento da festa pelo responsável, os participantes saíram de dentro do ginásio e se aglomeraram em frente ao local, porém do outro lado da rua, utilizando casas de pessoas que estavam no próprio evento como abrigo.
Durante todo o procedimento de lavratura do boletim de ocorrência, populares em frente às referidas residências permaneciam desferindo palavras de baixo calão contra as guarnições. Cabe salientar que as guarnições orientavam os populares acessar as ofensas e irem para suas casas, pois era visível o estado de embriaguez de alguns, bem como, não era conveniente a atuação naquele momento.
Que em determinado momento, um dos autores saiu do meio da turma que estava próxima as guarnições e fez menção de vir para cima dos policiais de modo agressivo, repetindo diversos xingamentos. Que nesse momento, foi dado voz de prisão pelo crime de desacato e ordenado ficar em posição de revista, pois seria detido, todavia, este desobedeceu. Que ao tentar iniciar o controle de contato, o autor resistiu a prisão e diversos populares vieram para cima da guarnição na tentativa de retirar o masculino do controle policial. O indivíduo conseguiu se desvencilhar da ação policial com ajuda dos demais populares, sendo necessário o uso progressivo da força, como o espargidor GL-108 (pimenta).
Foi atirado contra os policiais copos de vidros e pedras, ensejando na lesão da perna de um policial, que para cessar a injusta agressão, foi utilizada uma granada explosiva GL-308 (pimenta) bem como munição de elastômero (borracha)
Vale ressaltar que devido ao grande número de pessoas e os ânimos exaltados na ocorrência, prestaram apoio as guarnições de São Ludgero, Grão Pará e Rio Fortuna.
Foi lavrado o Termo Circunstanciado em desfavor de duas pessoas que foi possível identificar, pelo delitos de desacato, desobediência, resistência e perturbação do sossego.
O comandante do 35° Batalhão de Polícia Militar informa que já está ciente dos fatos, e que será analisado minuciosamente as câmeras individuais, e, caso seja constatado alguma ilegalidade por parte dos policiais militares será instaurado o devido procedimento apuratório.
- Filho de Faustão atualiza estado de saúde do pai: ‘Cada dia pode fazer um pouco mais’
- Após incêndio, casa de repouso faz apelo por doações em SC
- Biguaçu celebra 30ª edição da Festa da Cultura Açoriana de SC
- Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
- Câmara de Lages homenageia Grupo SCC pelos 85 anos de contribuição
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO