Fake News sobre o Censo 2022: IBGE alerta para boatos que circulam nas redes sociais; veja
Veja as informações falsas que estão sendo divulgadas.
• Atualizado
com informações de Stefanie Damazio
O IBGE chama a atenção para as notícias falsas durante o Censo 2022. O IBGE alerta para boatos, conhecidos como Fake News, que estão circulando nas redes sociais e causando desinformações.
A informação falsa mais recente diz que os beneficiários do Auxílio Brasil, que não responderem ao questionário, vão ter o pagamento do auxílio cortado.
Segundo o Ministério da Cidadania, o pagamento do auxílio Brasil só pode ser suspenso caso as famílias não preencham mais os requisitos para receber o auxílio, assim, o benefício não pode ser cancelado por não responder ao Censo.
Censo vai mudar o voto na urna? É falso!
Está circulando o boato de que os agentes do Censo usam celular como urna eletrônica e roubam dados para fraudar o pleito. O fato já foi totalmente descartado pelo TSE, trata-se de uma mentira. Outra desinformação é um alerta de que falsos agentes entram nas casas das pessoas e anunciam assalto. Nesse último caso, uma foto falsa do “suspeito de assalto” é divulgada, informando que o suposto assaltante teria sido preso. A imagem é usada desde 2014 e ganhou força com o Censo 2022.
Confira a reportagem
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Leia também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO