Facção criminosa organizada: integrantes são condenados em SC
O objetivo era obter vantagens em diversos crimes
• Atualizado
Sete integrantes de uma facção criminosa que atuava em Joaçaba e região do Meio-Oeste catarinense, foram condenados a penas que variam de cinco a 21 anos de reclusão por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e posse ilegal de armas de fogo de uso restrito.
Leia Mais
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os investigados participavam ativamente da organização, com divisão de tarefas e atuação articulada com outros grupos criminosos. O objetivo era obter vantagens em diversos crimes, principalmente o tráfico de drogas e o comércio de armas, além de roubos, furtos e até homicídios.
O grupo utilizava gírias e códigos próprios da facção em conversas por ligações e mensagens para organizar a venda de drogas como maconha, crack, cocaína, haxixe e ecstasy. A estrutura servia também para cobrar dívidas, manter controle sobre outros traficantes e amedrontar usuários inadimplentes com armas de fogo.
Além disso, parte dos lucros era direcionado para financiar a compra de armamentos, pagar advogados, sustentar familiares de membros presos e manter o caixa da facção. A denúncia reforça que os integrantes atuavam de forma estável e coordenada, cada um exercendo função específica dentro da organização.
A sentença é resultado de uma ação da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joaçaba, dentro das estratégias para o enfrentamento das organizações criminosas no Estado Catarinense, com apoio do MPSC.
*Sob supervisão de Tamiris Flores
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO