Ex-secretário é condenado por desviar mais de R$ 3,3 milhões de cofres públicos em SC
Bens apreendidos somam milhões e já começaram a ser leiloados pela Justiça
• Atualizado
Um ex-secretário de finanças de Rio Negrinho teve suas condenações confirmadas pelo desvio de mais de R$ 3,3 milhões dos cofres públicos municipais. Em 2025, as sentenças transitaram em julgado. Ele foi condenado a mais de 24 anos de reclusão, em regime inicial fechado.
Operação Intraneus
Há cerca de dois anos, a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio Negrinho, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), realizou a Operação Intraneus.
O objetivo da ação era investigar crimes de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro cometidos pelo suspeito.
O ex-secretário está preso desde o dia da deflagração da operação, em outubro de 2023. Ele ainda teve decretada a perda do cargo público. A investigação apontou que ele praticou 30 crimes de peculato, realizando transferência do dinheiro de forma ilícita da conta da Prefeitura para contas pessoais e para uma empresa criada para ocultar os recursos.
Além disso, foram identificados mais de 25 crimes de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As ações transitaram em julgado e não há mais possibilidades de novos recursos, encerrando os processos.
A Promotora de Justiça Juliana Degraf Mendes destacou que foram recuperados milhões em bens apreendidos, entre eles automóveis, motocicletas, uma casa, maquinário industrial, móveis e eletrodomésticos de luxo e dinheiro em contas bancárias.
Parte dos bens já foi leiloada para o ressarcimento dos cofres públicos de Rio Negrinho. O restante deve ir a leilão em 2026.
O portal SCC10 buscou contato com a defesa do condenado, mas não teve retorno até a publicação desta matéria.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO