Estado vizinho de SC confirma primeira morte por intoxicação de metanol
Paciente deu entrada em uma UPA na terça-feira (14)
• Atualizado
O Paraná, estado vizinho de Santa Catarina, confirmou a primeira morte por intoxicação de metanol nesta segunda-feira (20). De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, a vítima é um homem de 55 anos, morador de Foz do Iguaçu.
O paciente deu entrada em uma UPA da cidade na terça-feira (14), apresentando dor abdominal. No local, ele informou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, o homem tinha doenças crônicas e comorbidades e evoluiu para óbito ainda na UPA. Foi realizada a coleta de material para exame laboratorial e o resultado deu positivo para metanol.
Casos em investigação
A Secretaria de Saúde do Paraná e o município de Foz do Iguaçu também investigam a morte de um homem de 47 anos que pode estar relacionada à intoxicação por metanol. A vítima foi encontrada morta na sua residência.
No total, o Paraná já registrou 22 notificações, sendo 5 casos confirmados – um evoluiu a óbito, 14 descartados e dois casos suspeitos, um em Foz do Iguaçu e outro em Curitiba: uma mulher, de 49 anos, que está internada com quadro estável.
Outros dois pacientes de Curitiba seguem internados, uma mulher de 41 anos, em estado grave, mas estável, e um homem de 60 anos, permanece estável e apresenta melhoras.
Um caso suspeito relatado no último boletim, de um homem de 21 anos, morador de Piraquara, foi descartado pela Secretaria. No fim de semana, outro caso suspeito em Curitiba, também foi descartado.
Sintomas
A orientação é que a população fique atenta aos sintomas de intoxicação por metanol. A substância não pode ser identificada pelo cheiro ou sabor, pois não altera a bebida.
Os sinais costumam surgir entre 6h a 72h após a ingestão e podem ser confundidos com uma ressaca: dor abdominal, visão turva, confusão mental e náusea.
- Sintomas iniciais: dor de cabeça, náuseas, vômitos, sonolência, falta de coordenação, tontura e confusão mental;
- Sintomas graves: dor abdominal intensa, alterações visuais (visão embaçada, pontos escuros, sensibilidade à luz ou cegueira súbita), dificuldade para respirar, convulsões e coma.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO