Estado nega que houve demora no atendimento de idoso que morreu no centro da Capital; prefeito rebate
Testemunhas, que estavam no local, afirmaram que houve uma demora no atendimento e que devido a isso a vítima veio a óbito
• Atualizado
Um idoso morreu na manhã desta segunda-feira (4) no centro de Florianópolis após, segundo informações oficiais, um mal súbito. Testemunhas, que estavam no local, afirmaram que houve uma demora no atendimento e que devido a isso a vítima veio a óbito.
A Secretaria de Estado da Saúde emitiu uma nota lamentando ocorrido e esclareceu que o SAMU recebeu o chamado na central às 11h28 e que chegou ao local às 11h47. Antes de chegar, as equipes orientaram a Guarda Municipal para realizar os primeiros atendimentos, já que o nível da ocorrência era grave.
A equipe dos Bombeiros também esteve presente e seguiu com o atendimento iniciado pela Guarda Municipal. Em seguida, a equipe do SAMU chegou e realizou as manobras de reanimação, porém sem resposta da vítima.
A Secretaria ressalta que “em nenhum momento houve demora no envio dos recursos disponíveis”. Já o prefeito da Capital, Topázio Neto, disse em suas redes sociais que há uma solicitação de pelo menos 80 ambulâncias e que “Se soubéssemos que demoraria, teria comprado já há tempo”.
Por nota, a Prefeitura informou que o Governo Federal que é responsável pela aquisição de ambulâncias para os estados e os municípios, enquanto o estado coordena a distribuição para os municípios:
“Ao todo, o Governo de Santa Catarina já realizou mais de 50 solicitações para a reposição de ambulâncias em seu território. As demandas aguardam atendimento do âmbito federal em toda Santa Catarina, incluindo Florianópolis. Devido ao impacto direto no funcionamento adequado dos serviços de emergência e a falta de transparência do âmbito federal, município e estado estão se articulando para a aquisição própria de novas ambulâncias”.
Prefeitura de Florianópolis
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO