Empresas são flagradas poluindo rios e causa morte de peixes em SC
Após coleta de água nos pontos afetados, os resultados laboratoriais confirmaram a presença de substâncias poluentes
• Atualizado
Duas empresas de Chapecó foram autuadas por poluir rios no Distrito de Marechal Bormann, gerar a morte de peixes e o adoecimento de animais que se hidratavam com a água. O caso foi flagrado por moradores de Chapecó e denunciado a Polícia Militar Ambiental (PMA) no fim de janeiro.
Leia Mais
Empresas situadas na Linha Serrinha estavam poluindo rios
Após as primeiras denúncias, equipes da PMA iniciaram buscas na região e descobriram que duas empresas situadas na Linha Serrinha estavam lançando poluentes diretamente nos cursos d’água.
Uma delas despejava efluentes sem tratamento no Lajeado Serrinha, enquanto a outra apresentava vazamentos em tanques de óleo que atingiam o Lajeado Bormann. Ambos os córregos deságuam no Rio Lajeado Carneiro, que estava recebendo os resíduos contaminantes.
A Polícia Militar Ambiental realizou coletas de água nos pontos afetados e os resultados laboratoriais confirmaram a presença de substâncias poluentes. Acredita-se que a contaminação foi a responsável direta pela mortandade de peixes e pelo impacto negativo na saúde dos animais da região.
Diante das irregularidades constatadas, a PMA determinou a interdição imediata dos lançamentos de efluentes nos rios e autuou as empresas responsáveis pelas infrações ambientais cometidas na poluição e morte de peixes. Toda a documentação reunida será encaminhada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para que sejam tomadas as medidas legais cabíveis.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO