Embarcação encalhada em praia mobiliza equipes de resgate no Litoral Norte de SC
Equipes de resgate da prefeitura auxiliaram na remoção
• Atualizado
Uma embarcação pesqueira, identificada como “Matheus FII”, encalhou na Praia de Gravatá, em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (31).
A Marinha do Brasil informou que a Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí tomou conhecimento do encalhe, na manhã desta quinta-feira. Uma equipe foi encaminhada ao local para verificar a ocorrência e coletar informações a respeito do encalhe. Nenhum dano ao ordenamento do espaço aquaviário da região foi registrado, não havendo vítimas, nem indícios de poluição hídrica e de vazamento de óleo.
Com relação ao proprietário da embarcação, ele foi ouvido e em nota a Marinha afirma que: “quando a embarcação em perigo no mar representar um risco de dano a terceiros ou ao meio ambiente, o armador e/ou a proprietário será o responsável pelas providências necessárias para anular ou minimizar esse risco e, caso o dano se concretize, será responsabilizado pelas consequências sobre terceiros ou sobre o meio ambiente, sem prejuízo do direito regressivo que lhe possa corresponder. Dessa forma, a DelItajai orientou o proprietário sobre as diretrizes estabelecidas na Normas da Autoridade Marítima nº 221(NORMAM-221/DPC) e acompanhará o processo de retirada da embarcação.”
Um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circusntâncias e responsabilidade relacionadas ao encalhe, com prazo de até 90 dias para ser concluído.
Não temos informações de como foi parar ali, mas a Secretaria de Agricultura e Pesca está no local prestando apoio, e a Secretaria de Obras forneceu uma retroescavadeira para ajudar na remoção/segurança da embarcação
A Prefeitura de Navegantes informou que a Secretaria de Agricultura e Pesca está prestando apoio, e que a Secretaria de Obras forneceu retroescavadeira para ajudar na remoção da embarcação.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO