A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro
Segundo o relatório, a região Sudeste registrou o maior número de casos, com 22.917 ocorrências, seguida pela região Sul, com 14.812 casos
• Atualizado
Em 2022, ocorreram 67.626 estupros de mulheres no Brasil, o que representa aproximadamente um a cada 8 minutos, conforme revela o Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), lançado nesta quarta-feira (24), pelo Ministério das Mulheres.
Segundo o relatório, a região Sudeste registrou o maior número de casos, com 22.917 ocorrências, seguida pela região Sul, com 14.812 casos, e o Nordeste, com 14.165 casos. O Raseam faz a compilação de estatísticas de pesquisas e registros administrativos de diferentes fontes.
A violência contra as mulheres é apontada como uma instituição social que mantém relações de dominação e exploração. Os homens foram responsáveis por 77,2% dos casos de agressão registrados. Mulheres negras, representando 54,5% da população, foram as mais afetadas, com 47,9% das vítimas de violência em 2022.
O relatório destaca que a residência foi o principal local de agressão, representando 73% dos casos. Quanto à situação conjugal, 44,7% das vítimas eram solteiras, 42,4% casadas e 10,6% divorciadas.
- Exportações de SC para os EUA caem quase 20% em agosto, mas estado cresce no comércio global
- Diretora de creche salva bebê de engasgo em SC
- Para Lula, Bolsonaro assume culpa ao pedir anistia antes de condenação
- Cesta básica em SC apresenta queda em agosto, mas permanece entre as mais caras do país
- Empresa de combustíveis em SC é punida por uso de certidão falsa em licitação; entenda
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO