Drones invadem Aeroporto de Guarulhos e causa desvio de 26 voos
Voos foram alterados para Campinas, Ribeirão Preto, Curitiba, Rio de Janeiro e Confins
• Atualizado
Após drones sobrevoarem a pista do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, e colocarem em risco as operações aéreas, cerca de 26 voos com pouso previsto no local precisaram ser desviados na noite de quarta-feira (11). A situação gerou atrasos, cancelamentos e transtornos para centenas de passageiros
Leia Mais
Conforme a Polícia Militar (PM), acionada pela Polícia Federal (PF), os drones foram avistados no entorno do aeroporto, comprometendo a segurança de pousos e decolagens. Em resposta, viaturas e o helicóptero Águia foram deslocados para a área, mas nenhum suspeito ou equipamento foi localizado até o momento.
A concessionária GRU Airport, responsável pela administração do terminal, confirmou a ocorrência e afirmou que as operações foram suspensas por cerca de uma hora, até a completa normalização. “A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a aviação e a integridade das pessoas”, destacou a empresa em nota oficial.
A presença dos drones ocorreu por volta das 21h27 e foi flagrada por gravação do canal Aviação em Guarulhos JPD.
Vídeo: drones geram caos no Aeroporto de Guarulhos
Voos desviados
Com a pista interditada temporariamente, os voos foram desviados para os aeroportos de Campinas (Viracopos), Ribeirão Preto, Curitiba, Rio de Janeiro e Confins. A companhia Azul informou que o voo AD2774, vindo de Cuiabá, precisou alternar para Ribeirão Preto para abastecimento e depois retornou a Guarulhos. Já o voo AD6073, vindo de Belém, desembarcou os passageiros em Campinas.
A Gol também foi impactada e comunicou que dois voos precisaram ser cancelados e outros dez foram desviados para aeroportos próximos. A empresa afirmou que, após o reabastecimento e normalização das operações, grande parte das aeronaves conseguiu seguir para Guarulhos.
A Secretaria de Segurança Pública acompanha o caso e reforçou que ações com drones em áreas próximas a aeroportos são proibidas e representam sério risco à aviação civil. Até o momento, ninguém foi preso e o caso segue sob investigação.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO