Coreia do Sul contabiliza 153 mortos após comemoração de Halloween
Entre os mortos, estão quatro adolescentes e estrangeiros, vindos de países como China, Rússia, Estados Unidos e Irã
• Atualizado
Aumentou para 153 o número de mortos na Coreia do Sul, depois de uma comemoração de Halloween na capital, Seul, no sábado (29). Autoridades locais estimam que 133 pessoas estejam feridas, 37 delas em estado grave.
As vítimas, a maioria entre 20 e 30 anos, foram esmagadas após a multidão se concentrar numa festa, realizada em um beco estreito localizado no distrito de Itaewon, conhecido pela vida noturna na cidade sul-coreana. Entre os mortos, estão quatro adolescentes e estrangeiros, vindos de países como China, Rússia, Estados Unidos e Irã.
De acordo com testemunhas, o aumento da multidão, estimada em 100 mil pessoas, no local da tragédia provocou um caos “infernal”, fazendo com que pessoas caíssem umas sobre as outras como “dominós”. “Ainda não consigo acreditar no que aconteceu. Foi como um inferno”, afirmou Kim Mi Sung, funcionário de uma organização sem fins lucrativos que promove o turismo em Itaewon, em entrevista à Associated Press.
O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, declarou luto nacional de uma semana e ordenou que as bandeiras em prédios do governo fossem hasteadas a meio mastro. O político afirmou que irá apoiar a família das vítimas. Além disso, pediu que as autoridades investiguem a causa do acidente e revisem a segurança de outros eventos culturais.
A comemoração do Dia das Bruxas foi o primeiro grande evento realizado na Coreia do Sul desde o início da pandemia de covid-19.
*Com informações da Associated Press
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO