Relatório aponta que 45 escolas de Joinville apresentam falhas em botão de segurança
Vereadores apresentaram dados do relatório na Alesc
• Atualizado
A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) recebeu o relatório final da Comissão Especial de Segurança nas Escolas de Joinville. O ato ocorreu nesta terça-feira (5), em Florianópolis.
Entre 2 de maio e 28 de junho, os vereadores da comissão da cidade mais populosa do estado visitaram 164 unidades escolares, sendo 88 escolas municipais e 76 centros de educação infantil (CEI).
Entre as falhas de segurança encontradas, William Tonezi (Patriota) destacou que o problemas estão em botões de pânico, câmeras mal posicionadas que limitam o ângulo de visão, ausência de registros de pessoas que não pertencem às unidades e altura dos muros e grades que facilitam o acesso ao pátio.
Conforme o relatório, das 164 unidades de ensino vistoriadas, o botão de segurança apresentou problema em 45 delas, o que representa 27,43% do total. Dos telefones, cerca de 51 unidades apresentaram problemas na linha, um índice de 31,09%.
“O acontecido na cidade de Blumenau refletiu na cidade de Joinville, teve aquela comoção popular e, obviamente, os vereadores acabam sendo cobrados para que façam alguma coisa”, disse o vereador Tonezi na Alesc, sobre o atentado à escola de Blumenau, em abril, que motivou a comissão da CVJ, da qual ele foi o relator.
O presidente da Comissão de Segurança da Alesc, deputado Jessé Lopes (PL), gostou da iniciativa e disse que ela pode servir de exemplo a outros municípios. “Isto sim é um debate produtivo e um trabalho de campo excelente”, comentou.
O deputado Maurício Peixer (PL), que é vereador licenciado de Joinville, afirmou que “esse é o trabalho verdadeiro de um vereador” e que “precisamos melhorar muito a qualidade do ambiente escolar e a segurança”.
A comissão especial
As indicações da Comissão Especial de Segurança nas Escolas foram encaminhadas para análise de cada unidade vistoriada à Prefeitura para que, a partir disso, o poder público municipal possa estabelecer ações de segurança mais efetivas.
A Comissão Especial foi composta pelos vereadores Brandel Junior (Podemos), presidente, Wilian Tonezi (Patriota), o relator, Neto Petters (Novo), secretário, e os membros Adilson Girardi (MDB) e Tânia Larson (União Brasil).
Patryck Cachoeira com supervisão de Izabela Piazza.
> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO