Comerciante de Blumenau é alvo de busca em operação nacional contra desbloqueio de celulares roubados
Em Blumenau, um comerciante do ramo de eletrônicos foi alvo de um mandado de busca e apreensão. No estabelecimento, os policiais recolheram diversos aparelhos que estavam à venda
• Atualizado
Blumenau foi um dos alvos de uma operação nacional deflagrada na manhã desta segunda-feira (17), que investiga um esquema especializado no desbloqueio de celulares furtados e roubados em diferentes estados do país. A ação é coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, responsável por apurar a atuação de um hacker que prestaria suporte remoto para criminosos utilizando softwares hospedados fora do Brasil.
De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/RJ), o suspeito oferecia um serviço virtual de “destrava” de aparelhos para receptadores de pelo menos onze estados, burlando os sistemas de segurança dos fabricantes por meio de servidores internacionais. O hacker já foi preso no Rio de Janeiro e a investigação agora se concentra nos possíveis receptadores e compradores de celulares de origem ilícita.
Em Blumenau, um comerciante do ramo de eletrônicos foi alvo de um mandado de busca e apreensão. No estabelecimento, os policiais recolheram diversos aparelhos que estavam à venda. Todos foram catalogados e encaminhados para perícia, que irá identificar se pertencem ao circuito de receptação ligado ao esquema nacional.
Apesar da apreensão de material, o comerciante não foi detido e segue sendo investigado pelas autoridades fluminenses.
A operação faz parte de um esforço conjunto entre forças policiais de vários estados para desarticular a cadeia criminosa do desbloqueio de celulares roubados e, consequentemente, reduzir os índices de furtos e assaltos relacionados ao mercado ilegal de dispositivos eletrônicos no país.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO

