Coletiva sobre ataque em creche de Blumenau aborda medidas de segurança e histórico de suspeito
Providências em relação a segurança serão tomadas nos próximos dias
• Atualizado
Na tarde desta quinta-feira (05), o governo de Santa Catarina realizou uma coletiva de imprensa para informar medidas de segurança que devem ser implantadas nas escolas de todo o Estado, assim como detalhar o ataque ao CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, onde quatro crianças foram mortas em um atentado nesta manhã.
Como destaque, as equipes que se fizeram presentes na coletiva ressaltaram que medidas de segurança já estavam sendo colocadas em prática antes do ataque, após Santa Catarina registrar cinco ocorrências envolvendo ameaças de atentado em escolas nos últimos 14 meses.
Entre as medidas implantadas estava o treinamento de professores, para que soubessem agir de forma preventiva em casos de ataque, como o que aconteceu na unidade particular, nesta quarta (05). Segundo o comandante José Pelozato, foram feitos treinamentos com cerca de 400 professores no município e um deles, específico para atentados.
Providências que devem ser tomadas nos próximos dias
Nos próximos dias, providências devem ser tomadas em relação ao efetivo da Polícia Militar, uma delas, deve ser a chamada de policiais que já estão na reserva para trabalhar na segurança das escolas.
Segundo o delegado Ulisses Gabriel um protocolo de prevenção será realizado. A medida tem como objetivo fazer um levantamento em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Polícia Civil em todas as escolas de Santa Catarina, a fim de verificar vulnerabilidades que possibilitem a entrada de um criminoso nas unidades.
“Através da inteligência policial serão feitos os levantamentos para que as escolas tenham mais mecanismos e os indivíduos não consigam cometer crimes nas instituições. A medida se ampliará para postos de saúde e assim por diante, porque sabemos que os criminosos podem não só atuar no ambiente escolar”.
Delegado Ulisses Gabriel.
Em relação ao protocolo de contingência, o delegado afirma que já estava sendo construindo um plano para garantir que mortes não acontecessem. Nele, está previsto o uso de câmeras de monitoramento e de um serviço de inteligência que informaria rapidamente à policia que existe um criminoso no local.
Perfil psicológico
O delegado Ulisses Gabriel informou que uma profissional vai traçar o perfil psicológico do homem que atacou o local, para que possam identificar padrões de comportamento e prevenir que indivíduos perigosos pratiquem condutas criminosas do tipo, principalmente aqueles que estão em liberdade.
Aulas e atendimento psicológico
Na quinta-feira (06), às 8h30 o município terá uma reunião fechada com os diretores da educação infantil e ensino médio, de redes públicas e particulares, a fim de conversar a respeito da tragédia. As aulas retornam a partir de segunda-feira (10).
O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, afirmou que os pais que optarem por tirar os filhos da unidade que sofreu o ataque, encontrarão vagas abertas para os matricularem em colégios ou creches municipais.
As forças de segurança reforçaram que psicólogos estarão à disposição de familiares que precisarem ser atendidos.
Coletiva ressalta que audiência do investigado deve acontecer ainda nesta quinta
Segundo a polícia, o homem deve responder por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídios triplamente qualificados. A audiência de custódia do investigado deve acontecer nesta quarta-feira (05) ou na quinta (06).
Segundo o delegado Ulisses Gabriel, o homem é natural do Paraná e possui quatro passagens pela polícia, sendo uma em 2016 por briga em balada, outra em março de 2021, quando esfaqueou o padrasto e as outras duas em 2022, quando foi pego com cocaína e esfaqueou um cão.
O Portal SCC10 não irá identificar ou divulgar imagens do autor, uma vez que estudos e extensa literatura indicam que exposição do agressor e de imagens do ocorrido são um estímulo para novos ataques.
Confira as reportagens sobre o caso
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO