Segurança Compartilhar
segurança escolar

Coletiva confirma presença de vigilantes em escolas de Blumenau; confira

Aulas nas escolas municipais retornam na segunda (14)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Natiele Oliveira SCC SBT
Foto: Natiele Oliveira SCC SBT

Na tarde desta sexta-feira (14), uma coletiva foi realizada pelas autoridades de Blumenau, a fim de anunciar as medidas de segurança no retorno das aulas nas 128 escolas públicas do município, que estiveram em recesso na última semana. As atividades retornam na próxima segunda (17) e vigilantes nas unidades estão confirmados.

Com as crianças longe das escolas, a prefeitura organizou novas medidas de segurança escolar e algumas ações aconteceram em cada escola. Com a Secretaria de Educação, foram realizadas varreduras para verificar a estrutura de cada uma das instituições, avaliando o que precisa ser aprimorado em relação à segurança física dos ambientes, como cercamento, muros e controle de acesso. As manutenções e obras de melhoria já estão ocorrendo e devem seguir nas próximas semanas.

Câmeras de monitoramento, vigilantes e botões de segurança

Na coletiva, também foi confirmado a presença de vigilantes nas unidades educacionais a partir de segunda-feira (17). Segundo o município, neste primeiro momento, serão 50 seguranças armados com armas de fogo e 100 seguranças sem armas de fogo. A partir do dia 24 de abril, todos os seguranças estarão armados com armas de fogo. Ao todo serão 150 postos de vigilância.

Em relação às câmeras de monitoramento, a equipe de gestão trabalha na compra dos equipamentos com prazo de implantação de 15 a 20 dias. No total, serão 220 câmeras instaladas na entrada das unidades. A Polícia Militar e equipes da prefeitura terão acesso em tempo real às imagens. Botões de pânico também serão colocados em locais estratégicos.

Na próxima semana a Secretaria de Educação estará enviando o projeto de lei para a Câmara de Vereadores que define a ampliação das equipes compostas por psicólogos e assistentes sociais para atuarem nas escolas e CEIs do município.

Outra medida é o plano de contingência elaborado pela Secretaria de Defesa Civil juntamente com os órgãos de proteção. As equipes durante a semana trabalharam na elaboração do plano para a situação de ataques e que será apresentado e construído em cada unidade nos próximos 60 dias.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.