Cidades do Oeste de SC registram “apagão” e estragos após forte tempestade
Os fenômenos provocaram quedas de árvores, que comprometeram a rede elétrica.
• Atualizado
Cidades da região Oeste de Santa Catarina enfrentam estragos após chuva e fortes ventos registrados em pelo menos 10 cidades nesta sexta-feira (29). Os fenômenos provocaram quedas de árvores, que comprometeram a rede elétrica.
De acordo com a Defesa Civil Regional de Concórdia, as cidades de Xavantina, Ipumirim, Lindóia do Sul, Jaborá, Presidente Castelo Branco e Piratuba totalizaram 2.614 residências afetadas sem energia. Outros municípios com registro de quedas de árvores em vias públicas são Itá, Irani e Concórdia.
O Coordenador Municipal da Defesa Civil de Chapecó, Valter Luciano Hüning, informou em vídeo que a cidade por volta de 9h a forte chuva atingiu a cidade, com rajadas de vento de 75km/h, que provocaram destelhamentos, quedas de árvores e deixou a rede de energia corrompida.
Segundo ele, vias foram desobstruídas e lonas foram distribuídas aos moradores atingidos. À tarde o município também deve fornecer telhas.
Ainda nesta sexta-feira, uma nuvem gigante cobriu Chapecó e Concórdia. Segundo o meteorologista Piter Scheuer, essa nuvem é chamada de shelf cloud e se forma por causa “do deslocamento de uma frente fria, somada ao ar quente úmido que vem da floresta amazônica.
O Coordenador Regional da Defesa Civil do Alto Uruguai Catarinense, Adilson de Oliveira, também explica que normalmente essas nuvens são um sinal de que uma tempestade está se aproximando. “Elas podem ser acompanhadas de fortes rajadas de vento, chuvas intensas e granizo”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO